Nova placa Mercosul vale a partir desta quarta, 26/12

Após ter prazo adiado por três vezes, nova placa Mercosul passa a valer na Bahia a partir desta quarta-feira, 26/12/18. A nova placa será obrigatória para os veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria do veículo.

O valor médio cobrado pelas placas atuais no estado é de R$ 195. Conforme o Detran, a previsão é de que o preço não sofra alteração. No entanto, o Detran explica que esse valor não é regulado pelo departamento, e sim estipulado pelas empresas que fazem e estampam as placas. A placa tem quatro letras e três números, emblema do Mercosul, bandeira do Brasil, marca d'água e código de barras bidimensional (QR-Code).

Na capital, motoristas que procuraram a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para fazer o emplacamento de veículos novos com as placas padrão Mercosul encontraram o serviço temporariamente suspenso. Segundo funcionários do Detran, a unidade está sem sistema desde a sexta-feira (21/12) e não tem previsão de quando será retomado.

Há uma semana, o Detran emitiu comunicado para informar aos proprietários de veículos que o atendimento seria suspenso, mas que retornaria normalmente a partir das 8h desta quarta. No entanto, o serviço não foi retomado. A justificativa é a atualização do sistema de emplacamento. A previsão é que volte durante a tarde desta quarta. Para outros serviços do departamento, o sistema funciona normalmente.


Fonte: G1