Porto Seguro recebe Festival da Cultura Quilombola

O Encontro do Quilombolo São Julião com Povos Tradicionais do Sul da Bahia aconteceu em Porto Seguro promovendo intercâmbio cultural. O festival é uma celebração à ancestralidade e à cultura quilombola do Grupo Batuque Pai João Preto com os povos tradicionais do município de Porto Seguro.

O objetivo é fomentar a identidade desses povos tradicionais, trazendo as manifestações da comunidade quilombola e trocas de experiências em relação ao processo de reconhecimento identitário.

O projeto contou com apresentações do grupo Batuque Pai João Preto e dos grupos portossegurenses, além de apresentações em locais de grande visibilidade para divulgação das manifestações das culturas populares e dos povos tradicionais conhecidos como "Mineiros do Território Mucuri".

Intercâmbio Cultural

O evento teve sua abertura no dia 12/01/19, com vivências do grupo de 40 pessoas que dedicaram a manhã para interagir com os indígenas da Aldeia Pataxó Juerana. À noite, o Grupo Batuque Pai João se apresentou à comunidade do Complexo Frei Calixto, na Praça da Caixa d'Água, encantando os moradores do bairro com muito ritmo e música.

A agenda do domingo, 13/01 contemplou encontro sobre o processo identitário com a comunidade Quilombola de São Julião, na Igreja de São Benedito, na Cidade Histórica. Às 18h, o grupo se apresentou na Festa do Padroeiro de São Sebastião. Nesta segunda-feira, o Quadrado de Trancoso recebe a visita do grupo, que leva batuque, danças e alegria a fim de perpetuar a cultura quilombola.

Escuta efetiva e afetiva

O evento tem o patrocínio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e é realizado em parceria entre a Associação Mucury Cultural, Associação Quilombola Vaz Pereira, Carretel e Licuri. "Foi a partir de uma escuta efetiva e afetiva, numa parceria necessária para a valorizaçao das culturas populares de MG, que fizemos um grande intencâmbio para compreender essas expressões, surgindo a possibilidade de um termo de parceria, visando levar um pouco da cultura da expressão do Vale do Vale do Mucuri, marcado com traços do modo de ser quilombola, ao mesmo tempo, receber um pouco da cultura do Sul da bahia, tão próxima à de Minas, como das comunidades ribeirinhas e indígenas", explica ex-Secretário Adjunto de Cultura do Estado de Minas Gerais, João Batista Miguel, destacando que a experiência em Porto Seguro está superando as expectativas do grupo.