Roberto Martins lança “O prefeito” dia 08, sexta, na Apoema

Livro será lançado no dia 08/02, na Livraria Apoema

O historiador e escritor Roberto R. Martins lança em Porto Seguro, no dia 08/02/19, o seu mais novo livro: “O prefeito”. Editado pela portuguesa Chiado, é uma obra de ficção, contando a história do prefeito de uma cidade imaginária, Matópolis, um especialista em jeitinho brasileiro. O lançamento será na Livraria Apoema, no Shopping Porto Plaza, às 19h.

O livro tem 190 páginas e custa R$ 35,00. De acordo com Roberto, a ideia de escrevê-lo, até mesmo do primeiro projeto, foi antiga, com outra feição, mais voltado para o autoritarismo de uma administração municipal; a prepotência de um prefeito pequeno ditador. “Mas no correr da pena - ou do teclado - foi virando uma sátira centrada na esperteza do Mão-de-Ouro que bem soube definir o seu país, uma propinocracia”.

O livro aborda temas atuais envolvendo corrupção e desmandos administrativos, numa tentativa de universalizar importantes costumes da vida política brasileira. Na abertura do romance, Roberto R. Martins diz que qualquer semelhança com locais e pessoas conhecidas, “não é mera coincidência”, e completa dizendo que não conhece obras de ficção que não sejam inspiradas em fatos vividos ou conhecidos pelo seu autor. “Foi assim comigo. Tive experiências de participar de campanhas para prefeito, ser candidato a prefeito e ser secretário municipal. Além disso conheci tantos fatos, acontecimentos, fraudes, armações, muitas obras boas, até.”

E, como quem conta um conto, aumenta um ponto, ele aumentou, floreou, denegriu, como soe acontecer nas obras de ficção. “Muitos destes fatos vão relatados, pintados com as tintas da ficção: aumentados, diminuídos, envernizados para ficarem mais brilhantes.  Mas todos, em maior ou menor grau, são, infelizmente, fatos de nossa vida política municipal, estadual, brasileira.” Mas o livro é um romance, talvez uma sátira. “Que o leitor tire suas conclusões”, sugere.

A obra também será lançada em Belmonte, no dia 16/02, através da Ong Jequitiong. Local e horário ainda serão confirmados. Na oportunidade, o autor também vai apresentar o seu livro Porto Seguro: história de uma esquecida capitania, lançado em 30/06/18.