Investir em imóveis em Porto Seguro está entre as melhores rentabilidades

Quem procura um bom investimento e busca valorização do seu capital, pode encontrar em Porto Seguro uma boa alternativa. Pelo menos, é o que garantem empresas imobiliárias locais. A movimentação que gera este otimismo está nas qualidades turísticas atraentes e próprias da cidade, que potencializam a atividade de compra, venda e locação de imóveis, especialmente na alta estação.

Para a consultora de negócios imobiliários Elma Alves, da imobiliária Brasil Invista, investir em imóvel em Porto Seguro é um bom negócio, porque, além de ser um destino bem procurado, a cidade não tem climas propícios a desastres ecológicos. “Aconteça o que acontecer seu investimento dificilmente sofre queda de valor.”

E, além de obter uma rentabilidade com os aluguéis por temporada, a pessoa tem a valorização do bem e ainda pode desfrutar com família. “Temos a Terra Mãe do Brasil, que recebe mais de um milhão de turistas anualmente e se destaca pelas aquisições de imóveis para investimento com base na rentabilidade e locação por temporada, assim como para lazer, a chamada segunda casa”.

Um comerciante da cidade que pediu para não ser identificado, disse que foi o melhor negócio da vida dele. Há 15 anos, quando foi simular uma aposentadoria privada no Banco do Brasil, entendeu que poderia investir em outro negócio: “investi num imóvel que rende mensalmente mais do que se eu tivesse aposentado. Além disso, estou com meu patrimônio guardado e valorizando. Foi o melhor investimento que eu já fiz até hoje porque construí algumas casas na Orla Norte e alugo por temporada. Tive o retorno do valor investido em quatro anos.”

Elma Alves, primeira à direita, com parte da equipe de corretores da Brasil Invista 

 

Segundo Elma, turistas interessados em adquirir imóveis preferem apartamentos e moradores optam mais por casas. “É um mercado misto. Porto Seguro é o sonho de milhares de pessoas. Muitos adquirentes de outras cidades que investem aqui têm a intenção de residir.”

Segundo Wellington Gomes de Carvalho, delegado da 5ª Delegacia Regional de Corretores de Imóveis (Creci) em Porto Seguro, mesmo em anos atípicos, o mercado imobiliário local tem reagido bem.  “Em 2018, tivemos, além da crise, dois agravantes: a Copa do Mundo e as eleições presidenciais, que distraem as pessoas e criam dúvida sobre o melhor momento para investir. Parece que sofremos menos influências negativas com relação aos investimentos.”

Preços e rentabilidade

Tratando-se de um destino famoso, Elma afirma que os preços praticados em Porto Seguro são, consideravelmente abaixo do valor, se comparados a outros locais com o mesmo potencial. Os corretores dizem que, mesmo quando fechados, os imóveis estão conferindo lucro devido à locação nos feriados e no Verão, que compensa os períodos de baixa estação.

Elma explica que, numa aplicação bancária, atualmente, dificilmente o investimento renderá 7%. Calculando o mesmo valor, um ano depois de aplicado, há uma considerável desvalorização. Mas estes recursos sendo investidos no mercado imobiliário podem chegar até 25% de rentabilidade líquida, considerando a valorização do bem. “Os aluguéis rendem, em média, de 8% a 10% de rentabilidade líquida. Muito mais do que qualquer aplicação bancária, sem contabilizar a valorização do imóvel”.

A consultora e administradora Kátia Abreu, que também avalia os imóveis, explica que, além de ter a possibilidade de ganho com a valorização, é difícil o imóvel ficar parado. “Há clientes que investem comprando o imóvel e eu já administro, porque o ano inteiro tem locação, o que dá um bom retorno em termos financeiros”.

Dúvidas sempre surgem na hora da contratação. O comprador deve procurar um profissional habilitado para ajudá-lo. “Às vezes, a pessoa pensa que economiza ao dispensar a ajuda de um corretor de imóveis mas a consultoria de um profissional qualificado vai proporcionar segurança”, disse a corretora Elma.

Corretor credenciado

De acordo com Wellington Carvalho, todo corretor deve se apresentar com a carteira do Creci, onde é registrado com um número, assim como o advogado, médico ou dentista. Em caso de dúvida, o cliente deve verificar o registro do corretor, por meio de pesquisa no site do Creci-BA. “Nossa profissão é regulamentada e regida por lei federal. Quem quiser ser corretor de imóveis tem que fazer o curso técnico em Transações Imobiliárias ou o curso superior de Gestor de Negócios Imobiliários. Depois de fazer o curso e pegar o diploma, o corretor vai ao Creci, que confere homologação e credencial.” Qualquer pessoa que exercer a função sem credenciais, está fazendo de forma ilegal e cometendo uma contravenção penal.