8º Música em Trancoso realiza atividades gratuitas em Trancoso e Arraial d’Ajuda


Ações socioeducativas do festival incluem apresentações gratuitas na Praça do Bosque, aulas de iniciação musical em escolas públicas e masterclasses


Como sempre ocorre durante o festival Música em Trancoso, promovido pelo Mozarteum Brasileiro, a organização programou diversas atividades gratuitas em Trancoso: serão dois concertos na Praça do Bosque e aulas de iniciação musical em escolas públicas de Trancoso e Arraial d’Ajuda. Os jovens, que já têm familiaridade com instrumentos orquestrais, também poderão participar das masterclasses conduzidas por músicos internacionais.

Voltadas especialmente para crianças, haverá duas apresentações lúdicas e interativas, com peças de Mozart e Vivaldi: a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro – OAMB apresentará a Camerata de Cordas, no dia 26/03; e no dia 28/03, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás interpretará diversas músicas de cinema. Os dois concertos gratuitos ocorrem na Praça do Bosque, às 12h30.

A iniciativa de promover aulas de iniciação musical em escolas públicas visa despertar o interesse das crianças pela música instrumental. Nessa ação, elas terão a oportunidade de entender e conhecer a sonoridade dos instrumentos de uma orquestra e sua importância quando são executados em conjunto. De forma interativa e cativante, os músicos tocam trechos de peças clássicas conhecidas e música popular. As aulas serão na Escola Higina Cristo, em Trancoso, e no Colégio Eduardo Brigadeiro Gomes, em Arraial d’Ajuda.

Para aqueles que já tocam um instrumento e querem se aperfeiçoar, há uma oportunidade especial: participar gratuitamente das masterclasses de violino, contrabaixo, viola, violoncelo, oboé, flauta e harpa, nos Facilities do Teatro L’Occitane, de 25 a 29 de março. As aulas serão ministradas pelos solistas que se apresentarão no festival. A programação completa está disponível no site do Mozarteum: www.mozarteum.org.br

O Música em Trancoso já está consolidado como um dos eventos culturais mais requisitados do Sul da Bahia, e tem como objetivo inserir a comunidade da região em todas as atividades programadas, musicais e educativas. Em 2019, o festival tem mais de 300 artistas, entre solistas instrumentistas, cantores e integrantes de grandes orquestras, muitos de reconhecimento internacional. As oito noites de espetáculos contemplam os programas. Já se aprsentaram: Música Sinfônica (23/03) e Zarzuela + Opereta (24/03).

No dia 25/06 tem Jazz Latino; 26/03 Elba canta Dominguinhos, 27/03 tem Paula e Jacques Morelenbaum em um tributo a Tom Jobim, em 28/03 Música de Câmara; 29/03 Réquiem – G. Verdi e no dia 30/03, tem Música Sinfônica + Terra Brasilis para encerrar a programação. Sempre às 18h30, no Teatro L’Occitane.

“Anualmente realizamos o Música em Trancoso entre o carnaval e a Páscoa para estender a alta temporada nessa região da Bahia, que tem o turismo como uma das principais fontes econômicas. Além da bagagem cultural que o evento carrega, a iniciativa visa promover uma influência socioeconômica positiva, gerando negócios e oportunidades de empregos para a população local. Nada mais justo que os moradores da comunidade possam usufruir de espetáculos exclusivos e de altíssima qualidade”, afirma Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro, responsável pela organização do evento.


Fonte: Ascom 8º Música em Trancoso