Projeto que proíbe uso de canudos passa pela primeira votação

Um projeto de lei que proíbe a comercialização e o uso de canudos de plástico passou pela primeira votação na sessão do dia 16/05/19, na Câmara de Vereadores de Porto Seguro. O PL nº 012/2018 é de autoria dos vereadores Evaí Fonseca (PHS), Abimael Ferraz (PSC) e Evanildo Lage (PMDB).

De acordo com o projeto, ficam proibidas a comercialização e a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares em todo o município. A iniciativa tem apoio de ONGs de proteção do meio ambiente, representadas no plenário por integrantes do Coral Vivo e do Plogging.

De acordo com Lisianne Gama, advogada e coordenadora local do Plogging, a organização tem observado que, por ser uma cidade turística, o uso de canudos é muito elevado. “Começamos a recolher esses canudos e entendemos que é necessária a aprovação desse projeto para coibir esta prática e não trazer tantos danos à nossa fauna marinha, porque o índice de animais mortos devido à ingestão desses plásticos é alarmante”.

Ao defender o projeto, o vereador Evaí Fonseca cobrou maior proatividade do Executivo e afirmou que, para que, após aprovado, tenha maior eficiência, “a Secretaria de Meio Ambiente tem que abraçar essa iniciativa”. Em se tratando de meio ambiente, o vereador falou ainda sobre a implantação de uma usina de reciclagem de lixo, com transformação de resíduos em energia, e do projeto de lei que propõe substituição de lâmpadas fluorescentes comuns por lâmpadas de led, na iluminação pública.

Também compareceram ao plenário representantes de motoristas de transporte alternativo, que aguardam votação do projeto de lei que regulamenta o serviço na cidade. Por diversas vezes, eles se interromperam a sessão com músicas e frases de efeito, como "o povo unido, jamais será vencido", a fim de chamar atenção para a aprovação em segunda votação do projeto que beneficia a categoria. O PL, cuja autoria é da presidente da Casa, Ariana Fehlberg (PR), não estava na pauta do dia, mas é grande a expectativa da segunda votação.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2019 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade