Aquário Recifal do Coral Vivo tem proposta educacional no Sul da Bahia

 

Junto a experiências de encantamento, o Aquário Recifal do Coral Vivo leva informações sobre a importância da conservação e da sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral. Ele está instalado no Arraial d’Ajuda Eco Parque, funcionando como uma ferramenta de sensibilização para turistas, grupos escolares e moradores da Costa do Descobrimento (BA). Trata-se de uma das áreas de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Ele é uma pequena amostra de um ambiente recifal da região, incluindo apenas espécies comuns e não ameaçadas de extinção. Por meio de visita monitorada, o público conhece os organismos marinhos, como peixes, anêmonas e corais. Inaugurado em 2016, ele é o primeiro aquário público com espécies de coral que somente ocorrem no Brasil. Foi estruturado e é mantido com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

“As características da natureza são obedecidas no Aquário Recifal para oferecer aos organismos um ambiente saudável”, informa a bióloga Débora Pires, coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Projeto Coral Vivo e professora do Museu Nacional/UFRJ. O responsável técnico pelo Aquário, o biólogo Nicolas Lages, completa que o sistema biológico já possui uma comunidade base, tendo inclusive bactérias e algas contribuindo para a qualidade da água.

O público do parque aquático visita o Aquário Recifal do Coral Vivo, sem custo adicional. Já os moradores e grupos escolares visitam gratuitamente o centro de visitação e base de pesquisas por meio de agendamento pelo telefone: (73) 3575-2353. Nessas visitas são apresentadas também a base de pesquisas e alguns esqueletos de organismos marinhos da Coleção Didática do Museu Nacional, por exemplo.

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. É realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa, e é o coordenador executivo do PAN Corais, que engloba 18 áreas do MA a SC e 52 espécies ameaçadas de extinção: peixes e invertebrados. Tem base e centro de visitantes no Arraial d'Ajuda Eco Parque,em Porto Seguro (BA). O Coral Vivo integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Coral Vivo tem o co-patrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque, e contou com o apoio do Arraial d’Ajuda Eco Resort durante o Concurso Coral Vivo de Foto Sub.


Fonte: Ascom Coral Vivo