Santuário d’Ajuda promove eventos no "Mangueiro da Santa"

O Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda está promovendo uma série de ações para celebrar a nova fase do espaço onde funcionou, por alguns anos, o centro equestre, em frente ao Eco Park, na Estrada da Balsa. O lugar volta a se chamar "Mangueiro da Santa", como sempre foi antes do contrato de arrendamento a uma empresa privada, e voltará a ser usado para realização de atividades ligadas à comunidade e recepção de romeiros.

De acordo com o Padre Casemiro Malolepszy, responsável pelo Santuário, a intenção é de que Mangueiro da Santa, onde serão realizadas as programações, volte a ter a mesma vocação de antes. Dentre as atividades programadas, estão as seguintes:

30/06/19 - Concentração da Cavalgada que levará a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda até a Igreja de São Pedro.

06/07/19 - Arraiá da Santa, que é uma festa junina com participação da comunidade.

25/07/19 - Confraternização da Associação de Taxistas do Arraial d’Ajuda por ocasião da Festa de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.

06 a 15/08/19 - Novena e Festa de Nossa Senhora d’Ajuda, em comemoração aos 470 anos.

Segundo o padre Casemiro, as programações das festas estão sendo preparadas com muita expectativa. “Em primeiro lugar, psicológica. Que as pessoas reconheçam que é um espaço público, comum, que favoreça a comunidade. E em segundo lugar, que todos se sintam bem e se divirtam, disse.

De acordo com Tadeu Prosdoscimi, devoto de Nossa Senhora d’Ajuda e um dos organizadores dos eventos, toda a verba arrecadada nos eventos de junho e julho, será para os festejos da Santa em agosto e para a Pastoral da Criança. “Além de marcar o retorno do espaço à comunidade, essa festa é uma forma de agradecermos à Santa por todas as graças que ela nos dá, e a maior de todas é poder morar em um lugar maravilhoso como esse”. Ele afirmou ainda que o espaço também vai ser usado para atender os romeiros, onde serão oferecidos vários serviços para eles, inclusive o local de deixar os animais.

Como ajudar

Segundo Tadeu, patrocínios e apoios são bem vindos. Quem puder doar alimentos prendas ou outras coisas podem procurar a organização dos eventos. Da mesma forma, quem quiser fazer doação em dinheiro ou se oferecer para trabalhar durante a festa. A marca dos patrocinadores será divulgada no material dos eventos.

Saiba mais sobre o Mangueiro da Santa

O espaço era originalmente usado para receber os romeiros que chegavam para a festa de Nossa Senhora d’Ajuda. Os romeiros que vinham a cavalo paravam seus animais lá e ficavam acomodados ali. Depois de um tempo, aquele espaço foi arrendado para um grupo de empresários, onde funcionou como hípica, sendo usado, por alguns anos, como centro equestre.