Coral Vivo lança e-book informativo sobre o Concurso de Foto Sub

 

Gratuito, traz as fotos submetidas ao júri, entrevistas e dados sobre o Recife de Fora

O Concurso Coral Vivo de Foto Sub acaba de ganhar um livro digital e gratuito, que mostra toda a beleza da rica biodiversidade do sul da Bahia. Com 165 páginas, ele apresenta, além das fotografias submetidas aos júris técnico e popular, detalhes da realização da competição, entrevistas com os campeões das duas divisões e com os jurados, e identificação das espécies fotografadas. São transmitidas também informações sobre o Parque Natural Municipal do Recife de Fora, que é uma unidade de conservação de Porto Seguro (BA) e uma das áreas prioritárias do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).

Realizada no final de março, auge do El Niño, a competição teve como Categoria Temática o branqueamento de corais. Assim, o e-book apresenta dados preliminares de estudo da Rede de Pesquisas Coral Vivo, que compara os efeitos do branqueamento no El Niño em fevereiro de 2016 com os mesmos pontos em 2019. O Concurso Coral Vivo de Foto Sub foi realizado pelos projetos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, Coral Vivo e Meros do Brasil, pela Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub) e pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro (BA). O público pode adquirir gratuitamente o livro digital pelo: http://coralvivo.org.br/arquivos/documentos/E-book-Concurso-Coral-Vivo-de-Foto-Sub.pdf

Nas entrevistas, tanto as duplas campeãs quanto os jurados contam um pouco sobre como começaram a se interessar por fotografia subaquática, lugares que mais gostam de mergulhar no Brasil, assim como curiosidades e desafios do Concurso Coral Vivo de Foto Sub. Durante a realização, aconteceu uma tempestade tropical, que deixou as águas mais turvas e com correntezas, e eles relatam isso e outros detalhes.

Sobre o Recife de Fora em Porto Seguro

A Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro (BA) é o órgão gestor do Parque Natural Municipal do Recife de Fora. Ele foi criado em 1997, tem 17,5km², e fica a 5 milhas náuticas da costa. Essa unidade de conservação tem visitação diária limitada a 400 pessoas em trecho específico, tendo o restante da área protegida.

Sobre a Abisub

A Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub) tem como proposta integrar fotógrafos de todo país promovendo eventos estaduais e nacionais de fotografia e videografia subaquática com intuito de compartilhar experiências e conhecimento entre fotógrafos de vários níveis de habilidades, dos mais experientes aos que querem iniciar no universo das imagens subaquáticas.

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. É realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa, e é o coordenador executivo do PAN Corais, que engloba 18 áreas do MA a SC e 52 espécies ameaçadas de extinção: peixes e invertebrados. Tem base e centro de visitantes no Arraial d'Ajuda Eco Parque,em Porto Seguro (BA). O Coral Vivo integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Coral Vivo tem o co-patrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque, e contou com o apoio do Arraial d’Ajuda Eco Resort durante o Concurso Coral Vivo de Foto Sub.

Sobre o Projeto Meros do Brasil

O Projeto Meros do Brasil atua em âmbito nacional para a conservação dos meros (Epinephelus itajara) e dos ambientes marinhos e costeiros associados. O Projeto desenvolve ações de pesquisa, educação e comunicação ambiental por meio de uma rede de colaboração que envolve 60 instituições governamentais, ONGs e a sociedade civil. É patrocinado pela Petrobras e está presente em nove estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Pará. Atualmente, os meros são tidos como um símbolo de conservação e proteção marinha no país.


Fonte: Ascom Coral Vivo - Fotos: Luiz Magina, Jorge Louzada, Marcelo Prim, Peu Guerbas, Ulisses Turati, Luiz Cassino