Rotaract nasce envolvendo jovens em projetos sociais

Servir a quem mais precisa. Com esse espírito nobre, jovens de Porto Seguro se uniram para criar o Rotaract Universitário, apadrinhado pelo Rotary Club de Porto Seguro. O Rotaract é um programa do Rotary Internacional destinado a jovens de 18 a 30 anos. São clubes prestadores de serviços humanitários, que servem a comunidades locais e internacionais.

O bacharel em direito Christian Cancela é o primeiro presidente do Rotaract Universitário de Porto Seguro. Com ele, assumiram a diretoria os associados fundadores Gabriel Cardoso Gomes (vice); Gislaine Santos (tesoureira); Vitória de Jesus Santos (secretária) e João Pedro Barreto Bomfim (protocolo). O professor universitário Luiz Carlos Siviero é o conselheiro do Rotary para o Rotaract.

De acordo com Luiz Siviero, o programa é direcionado a jovens que têm interesses em comum de fazer o bem através de ações sociais, projetos e arrecadação de fundos para uma determinada causa. O objetivo é promover essas ações sociais, mas é também criar um jovem com consciência cidadã.

 “Junto com isso, o Rotaract tem o objetivo de formar líderes. Então vamos buscar jovens interessados em fazer uma mudança na sociedade, preparando-os, através de programas de oratória, cursos de capacitação e projetos sociais, para que esses jovens cheguem a um status em que eles possam assumir alguma representatividade perante a sociedade”, explica.

O presidente Christian conta que o clube já tem listado ao menos oito projetos sociais de impacto municipal e global. “Para iniciarmos os trabalhos dessa gestão, decidimos começar com quatro. Eles envolvem a campanha de limpeza das praias, visando um ambiente mais limpo e ecologicamente saudável; a Campanha do Agasalho; a Campanha do Dia das Crianças, quando iremos promover uma interação com elas, fazendo brincadeiras e distribuindo brinquedos; e a Campanha de Doação de Sangue”.

A primeira iniciativa aconteceu no dia 03/07/19, em parceria com o Hemoba - o banco de sangue da Bahia. Realizada no Laboratório Central em Porto Seguro, ajudou a coletar 66 bolsas de sangue. As reuniões do Rotaract Universitário de Porto Seguro são realizadas quinzenalmente na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, aos sábados, às 14h30. O programa está aberto à participação dos estudantes universitários ou recém-formados que morem na Costa do Descobrimento.