Maratona tecnológica busca soluções para o turismo

Um evento voltado para o turismo de Porto Seguro espera reunir criatividade, resolutividade e tecnologia em clima de maratona. É o Hackathon+ Porto Seguro, que acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro. Serão 33 horas de produção de ferramentas que poderão ser capazes de criar soluções para o turismo, voltadas para o tema “Melhoria da Experiência Turística em Porto Seguro”. 

Os organizadores esperam reunir desenvolvedores tecnológicos, pessoas ligadas ao turismo, negócios e design. E as criações devem contemplar acessibilidade e mobilidade para o turista; monitoramento, avaliação e acompanhamento das experiências do turista e informação, comunicação, interação e ofertas do destino. Serão 40 participantes, divididos em oito equipes, tendo o apoio de 10 mentores e sujeitos à avaliação de três jurados especialistas nas áreas de tecnologia, turismo e empreendedorismo, além de 200 ouvintes.

As equipes participarão de palestras e terão 33 horas para criar e desenvolver soluções viáveis. Vence a equipe com a melhor proposta. Os participantes, pré-selecionados, ficarão no Eco Bahia Resort, de onde não poderão sair entre 20h do dia 21 e 06h do dia 22 de setembro.

Entre as premiações, estão R$ 3 mil para a equipe campeã, 100% de desconto para participação de um representante da startup vencedora na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), em São Paulo, estações de trabalho por dois meses no Sebrae Lab Espaço Colabore em Salvador, horas de mentoria com foco em validação ou desenvolvimento de negócios e licenças para uso da plataforma CronApp.

Presenças confirmadas

Entre as presenças confirmadas estão: Rodrigo Paolilo, fundador e CEO do Grupo Rede+; Carolyne Pires, superintendente na Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio; Rafael Braga, empresário e consultor em Marketing; Nelma Fidélis, consultora, coach e mentora; e Fernando Amaral, CEO da Innovare Consultoria Pesquisador, consultor em Finanças e Turismo.

O evento oferece certificado de participação para os maratonistas universitários e é uma realização da Secretaria de Turismo, Sebrae, através do Projeto Investe Turismo. É fruto da parceria nacional com Embratur e Ministério do Turismo e patrocinado pela Rede+, Cronapp, Porto Seguro Eco Bahia, Agência 4 e Complexo de lazer Axé Moi.

A iniciativa é vista pelo secretário municipal de Cultura e Turismo Paulo Cesar Magalhães como uma nova ferramenta importante para propor melhoria da experiência do turista, numa era em que os clientes estão cada vez mais exigentes e, por isso, atraí-los tem sido mais desafiador.

A palavra hackathon vem do inglês, hacker (perito em tecnologia é capaz de criar, invadir, decifrar e resolver questões complexas) e marathon (maratona, competição, desafio). Um hackathon reúne sua equipe para criarem soluções tecnológicas de forma colaborativa ou como uma competição.