Desmitificando o feminismo: sim, você é feminista e nem sabe!

 

 

 

 

 

 

 

Antes que você pudesse votar, escolher com quem se relacionar, se queria ou não ter filhos, e, finalmente, antes de poder empreender, houve mulheres que não podiam fazer nada disso e lutaram, muitas vezes dando suas próprias vidas, para que hoje você pudesse fazer tudo isso. 

A coluna Mulheres Empreendedoras deste mês vem tratar justamente deste tema: O Feminismo. Sim, eu sei que você, assim como eu até muito pouco tempo, revirava os olhos só de ouvir esta palavra. E é justamente por este motivo que resolvi te ajudar a quebrar este preconceito, proveniente de ensinamentos errôneos que recebemos sobre o tema. 

Para tanto, entrevistamos a psicóloga Silmara Montejano. Ela é pós-graduada em saúde coletiva pela Universidade Federal do Sul da Bahia, e atua como psicóloga social no CRAS de Vera Cruz, desenvolvendo grupos comunitários com mulheres, idosos, crianças e adolescentes, debatendo temas como: cidadania, valores, direitos sociais e outros. Acompanhe a entrevista:

O que é o feminismo?

O feminismo se refere ao movimento de luta por igualdade de direitos entre homens e mulheres. Sabemos que homens e mulheres são diferentes entre si, sim, mas na história da nossa sociedade podemos observar que muitas coisas mudaram e se inovaram porém, as ideias sobre gênero não evoluíram. As mulheres permanecem sendo tratadas com desigualdade de direitos e oportunidades, recebem salários inferiores, mesmo exercendo a mesma função e muitas vezes não podem transitar à vontade por todos os lugares sem que ocorra alguma forma de assédio. O feminismo vem questionar essas desigualdades. As mulheres precisam ter igualdade de direitos. 

Quando alguma pessoa defende que mulheres possam trabalhar, administrar suas finanças conforme julgarem necessário, que possam escolher com quem se relacionar, ou que sejam respeitadas, essa pessoa está na verdade reproduzindo ideais feministas e às vezes nem sabe que está.

O que eu percebo é que as pessoas muitas vezes são feministas, mas não sabem que são. Existe uma distorção, uma confusão do que é o feminismo no discurso popular. As pessoas costumam achar que ser feminista é ser revoltada, que é odiar os homens ou se sentir melhor que os homens, ou não se arrumar, dentre outras ideias, mas na verdade não é isso. 

Na prática, o que o feminismo conquistou?

O caminho das lutas pelos direitos das mulheres ainda é longo, mas uma das coisas que vejo como importante conquista do feminismo diz respeito ao empoderamento da mulher. As mulheres, dia após dia, estão percebendo e se apropriando de sua força, reivindicando que suas vozes sejam ouvidas. Essa nova geração de mulheres não está mais disposta a ser minimizada ou inferiorizada pelos homens, já não tolera mais ser impedidas de algo por serem mulheres. Elas estão deixando, pouco a pouco, de se calar. 

Podemos ver isso representado nas mídias, novelas, filmes, até as princesas dos desenhos animados agora mudaram pra acompanhar essa nova mulher que está surgindo, que luta pelo seu lugar, que é forte e não espera o príncipe salvá-la. Ela mesma está se salvado e lutando para conquistar seu espaço.  Isso é muito potente! As mulheres estão descobrindo que são fortes e isso mostra que é possível mudar a nossa realidade a partir de muita luta. Tudo isso só é possível devido ao feminismo. 

No empreendedorismo, como  o feminismo ajudou as mulheres?

Acredito que o feminismo fortalece o empreendedorismo, lutando para que as mulheres tenham liberdade para atuar no mercado de trabalho, independente da área. Ainda podemos perceber que os principais cargos de poder são majoritariamente ocupados por homens. Então se as mulheres são tão capazes e eficazes quanto os homens, porque elas não ocupam esses cargos? 

Na minha atuação como psicóloga, desenvolvo rodas de conversa com mulheres e nesses momentos trabalhamos muito a autoestima, a confiança em si. Buscamos conversar sobre a importância de acreditar e ser a dona da própria história e do próprio destino. Deste modo, a possibilidade de empreender aparece como uma boa alternativa para muitas mulheres alcançarem a independência financeira, assim como se pensar , também, em outras possibilidades econômicas.

Qual momento ideal para falar  com crianças e adolescentes, independente do sexo, sobre  feminismo?

Desde a barriga (risos) Acredito que falar sobre respeito e igualdade se faz desde sempre, pois nisso implica o desenvolvimento de um bom ser humano. Ou seja, são valores importantes.

E como seria esta abordagem? Como você faz isso no seu trabalho?

Desenvolvo rodas de conversa com mulheres nas quais abordamos temas como empoderamento, autoestima e direitos das mulheres, de modo claro e interativo. Construimos juntas o conhecimento e vamos evoluindo juntas também. Usamos matérias da internet, textos, músicas para que fique mais fácil de se compreender, e realizamos constante diálogo. Acredito que a melhor forma de se fortalecer e empoderar mulheres seja por meio da união. Quanto mais próximas estivermos enquanto coletivo, mais podemos nos apoiar e cuidar uma da outras nos fortalecendo enquanto mulheres.

O que seria uma mulher feminista?

Eu gosto muito de uma teórica chamada Chimananda Ngozi Addichie que escreveu um livro chamado “Sejamos todos feministas”. O que isso quer dizer? O feminismo não é exclusivo para as mulheres. É um olhar para o mundo, um posicionamento de luta, reconhecimento e igualdade. Então, qualquer pessoa que se posicionar dessa forma será feminista. O feminismo nos ajuda a pensar nas relações de poder que existem na sociedade, nas estruturas de injustiça que trazem problemas não só às mulheres, mas aos homens também. Temos falado muito sobre como o machismo também é opressor com os próprios homens nessa exigência de masculinidade inalcançável e tóxica. Deste modo, o feminismo é necessário para todos.

Que mensagem você deixa para as mulheres que ainda não conhecem o tema?

Aproximem-se do feminismo, leiam sobre, discutam o tema informem-se. O conhecimento é uma arma poderosíssima. E como disse Michele Obama: “Não existem limites para o que nós, como mulheres, podemos realizar.”


Kássia Luana é consultora de comunicação, imagem e vendas. Contatos fone (73) 99832-4856 (WhatsApp)