Secretaria de Agricultura intensifica Programa de Aquisição de Alimentos

Durante o período de pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca intensificou as ações do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O PAA é um programa Federal executado no município de Porto Seguro em parceria com os governos Estadual e Municipal, para a compra de alimentos da Agricultura Familiar e doação às instituições que atendem a população de baixa renda.

No mês de abril, as compras, que antes eram realizadas quinzenalmente passaram a ser executadas semanalmente. Segundo o secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt, o objetivo é ampliar a venda de alimentos e a geração de renda para os agricultores familiares e oferecer maior amparo às famílias beneficiadas.

De acordo com o secretário, só em 2020 o PAA adquiriu 33 toneladas de alimentos produzidos por mais de 50 agricultores familiares do município. "O recurso repassado aos produtores através destas compras já está totalizando neste ano R$ 128.388,97, sendo mais da metade no mês de maio. Com isto, foram beneficiadas 27 instituições sociais", informa Bittencourt, estimando o atendimento de, no mínimo, 1350 famílias.

O processo de execução do PAA é assistido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e busca através desta organização melhorar cada dia mais a realização do Programa, que beneficia as famílias do campo e da cidade de Porto Seguro. Mesmo passando por tratamento de saúde, o secretário Bittencourt continua coordenando ativamente os trabalhos da Seagri, fortalecendo esse e outros projetos realizados.


Fonte: Ascom PMPS