Cabrália avança na implantação do Conselho de Turismo


Uma série de ações vem sendo realizadas para a reativação do Conselho de Turismo de Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul da Bahia. A novidade pretende conectar o trade turístico aos empresários da região, com um planejamento voltado para o turismo e a criação coletiva de um mapa estratégico. A previsão de início para essa construção e definição dos grupos de trabalho é para dia 02/08/17, em reunião na Câmara dos Vereadores da cidade, para confirmar a indicação dos membros do conselho.
O conselho será constituído por integrantes do poder público, privado, associações, entidades e o Terceiro Setor, com representantes da ABIH, Sebrae e Senac, e Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Até 14/07/17 deverão ser encaminhados à secretaria de Turismo os nomes dos participantes que assumirão os postos de conselheiro e suplente.
As ações de reativação do Conselho foram iniciadas no início de 2017, no Encontro de Políticas Públicas no Turismo nas cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Em 22/06/17 foi realizada uma reunião de planejamento do Conselho Municipal de Turismo do município. A segunda reunião para a reativação do Conselho de Turismo aconteceu na Casa da Cultura de Cabrália e contou com a participação de entidades voltadas para o turismo e representantes públicos.
De acordo com o secretário de Turismo de Santa Cruz Cabrália, Guto Jones, a cidade precisa de um conselho e, por esse motivo, a parceria e consultoria do Sebrae na orientação e estruturação é muito importante para o desenvolvimento do município como destino. “É preciso discutir com o trade o que eles querem vender e para quem querem vender”, destacou.
O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, destaca que a regionalização do turismo é um fator importante para o desenvolvimento dos municípios. Ele explica que o objetivo do Sebrae é fomentar o fortalecimento do setor através da assessoria voltada para o turismo local. “As orientações contribuem para que o turismo funcione de forma mais regulamentada, e inclusive para incentivar a periodicidade das reuniões junto à prefeitura”, afirmou.


Fonte: Sebrae Bahia