Baía de Todos-os-Santos recebe desafio de Canoagem


A Baía de Todos-os-Santos será o ponto de partida do II Desafio Yacht Salvador – Morro de São Paulo de canoa havaiana, que acontece no dia 3 de fevereiro com a participação de mais de 200 atletas de todo o Brasil. A largada está prevista para as 7h00, no Yacht Clube da Bahia, na Barra. A rota até Morro de São Paulo, onde os competidores serão esperados na Terceira Praia, deve ser percorrida em 6 horas e meia.
Além dos baianos, devem participar do evento náutico, que tem apoio da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), competidores de 10 estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Sergipe. Com percurso de 60 quilômetros, o Desafio Yacht é considerado a maior competição de longa distância sem revezamento do país.


Para o subsecretário do Turismo do Estado, Benedito Braga, a disputa dará ainda mais visibilidade ao potencial da Baía de Todos-os-Santos e do arquipélago de Tinharé - onde está localizada a ilha de Morro de São Paulo - para esportes náuticos.
Segundo Nicole Saback, membro da comissão organizadora da prova, os atletas permanecerão em Morro de São Paulo por alguns dias, com familiares e parceiros, ajudando a movimentar a economia da ilha pertencente ao município de Cairu durante a semana que antecede o Carnaval.
Participarão do Desafio Yacht nomes como Sebastián Cuattrin, Guto Campos e o paratleta Fernando Fernandes. Ao todo, a competição de canoagem contará com quatro categorias: três de canoa havaiana (individual, dupla e seis pessoas) e surfski, modalidade individual, porém mais ágil.
“O evento contribui para a geração de fluxo turístico na Costa do Dendê. A rota seguida pelos competidores apresenta belezas naturais e, na chegada a Morro de São Paulo, eles também conhecerão aspectos culturais e atrativos históricos como a Fortaleza do Morro”, acrescenta Benedito Braga.
Fortaleza restaurada - A realização da competição náutica coincide com a finalização das obras de recuperação da Fortaleza do Morro de São Paulo e devolução desse patrimônio histórico à comunidade, um atrativo a mais aos visitantes. A restauração incluiu o Portaló, o Corpo da Guarda, o Forte da Ponta e o caminho ao longo da muralha.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a fortaleza do Morro é um importante atrativo histórico-cultural, localizado na Costa do Dendê. As obras representam investimento de R$ 14,4 milhões. Foram realizadas por meio de uma parceria que reuniu o governo estadual, por intermédio da Secretaria do Turismo da Bahia, Prefeitura de Cairu, Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e empresários locais.


Fonte: Ascom Setur; Fotos: Nicole Saback e Rennan Calixto