Expansão da malha aérea internacional é prioridade para crescimento do turismo

Os eixos da estratégia de desenvolvimento da atividade turística e seus resultados foram apresentados pela secretaria de Turismo da Bahia, no dia 22/05/18, aos integrantes e convidados da Fecomércio reunidos na sede da instituição, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.  O presidente Carlos Andrade abriu os trabalhos, saudando os participantes. Em seguida, transmitiu o comando para

A importância do debate entre setor público e privado foi assinalada pelo presidente da Câmara Empresarial do Turismo, José Manoel Garrido, ao conduzir o secretário José Alves para a explanação sobre a política de desenvolvimento. Em sua exposição, o titular da Setur falou sobre as prioridades em andamento, começando pela promoção do destino, ampliação da oferta de voos, qualificação profissional, diversificação de produtos, infraestrutura e ação integrada com diversas secretarias.

Segundo o secretário, a importância econômica do setor está traduzida no Mapa Turístico da Bahia. “Incentivamos as administrações municipais a atenderem às exigências para ingressar no mapa. E com isso, elevamos de 117 para 150 o número de municípios turísticos”, afirmou. Sobre a expansão da malha aérea, José Alves mostrou que, até julho, a Bahia passará de 23 para 31 frequências internacionais regulares. “A maior oferta de voos internacionais é imprescindível para a expansão do turismo”.

A Latam Linhas Aéreas colocou em operação, em abril, o voo Miami-Salvador; a Copa Airlines vai operar a rota Panamá-Salvador (julho); e a Cabo Verde Airlines vai lançar novas frequências para a Bahia em junho. A expansão aproxima a Bahia ainda mais de outros países emissores. A malha aérea já possui voos diretos vindos de Portugal, Argentina, Espanha e Colômbia.

O secretário prosseguiu, informando que, em 2018, a divulgação da Bahia está sendo feita em 25 feiras internacionais da América Latina e Europa, assim como em 27 eventos que ocorrem em estados brasileiros. E fez um chamamento a hoteleiros, operadores e companhias aéreas para que participem dos eventos onde a Bahia é divulgada. “Estamos abrindo o caminho nos mercados interno e externo com a divulgação, mas quem comercializa pacotes e serviços são vocês”, afirmou, mostrando a importância do trabalho conjunto do governo estadual e setor privado.


Fonte: Ascom Setur Gov/BA