Concurso de Qualidade do Café Conilon está com inscrições abertas

A II edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Itabela está com inscrições abertas até o dia 3 de agosto. Podem participar produtores de café conilon da região Sul da Bahia, com lotes mínimos de 40 sacas, apresentando 500g de amostras de cerejas descascadas e naturais. O local de entrega e preenchimento da ficha de inscrição é no Sindicato dos Produtores Rurais ou na Sagra Agronegócio, na rua Manoel Carneiro, 101, em Itabela.

De acordo com Arthur Fiorot, especialista em café e organizador do concurso, a expectativa para este ano é que cerca de 100 produtores participem do concurso e conheçam mais sobre o fruto que cultivam. “O concurso tem a missão de apresentar para o produtor um panorama da qualidade do café que está sendo produzido e entregue no mercado. Ainda leva informação às torrefações, mostrando que o conilon sul baiano pode estar presente em blends de diferentes produtos”, explicou.

Ainda conforme a organização, o concurso também está aberto para produtores de café conilon de outras regiões, desde que atendam as regras do regulamento. As amostras inscritas serão encaminhadas para a comissão julgadora, formada por profissionais devidamente habilitados e formados pela Coffee Quality Institute, uma organização sem fins lucrativos que promove ações para melhorar a qualidade do café e o trabalho do cafeicultor.

As inscrições são gratuitas e serão premiadas as 10 melhores amostras com certificação e prêmio do 1º ao 5º lugar e certificação para do 6º ao 10º lugar. O resultado será divulgado durante a 12ª edição da Festa do Café, que acontece de 24 a 26 de agosto, no Rotary Clube, em Itabela.