Bahia recebe equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

A Bahia, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), recebeu esta semana visita técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, foi apresentado o projeto Simplifying Lives Through Digital Identity (Simplificando Vidas Através da Identidade Digital), cujo objetivo é avaliar as estratégias de governança de países da América Latina com foco em serviços baseados na identidade digital. A equipe do BID foi recepcionada por integrantes do Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), ligado à Saeb.

Na ocasião, foi apresentado o projeto do BID, a metodologia a ser adotada e uma ferramenta de avaliação desenvolvida pela instituição, a fim de medir o nível de maturidade dos sistemas de identidade digital nos países escolhidos: Argentina, El Salvador e Brasil, no qual a experiência baiana foi selecionada. Também será avaliado o impacto financeiro para o cidadão quanto à disponibilidade destes serviços por meio digital. A entrega do resultado das análises está prevista para primeira quinzena de outubro.

Além da visita técnica à Saeb, a equipe participou de reunião no Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pela emissão da carteira de identidade. Na Bahia, o serviço pode ser solicitado nas unidades de atendimento da Rede SAC, por agendamento ou de forma presencial; nas carretas do SAC Móvel, com roteiros pelo interior do estado; e nas unidades descentralizadas do próprio IIPM. A emissão do RG utiliza o Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado da Bahia (SIIDA), que tornou o procedimento mais seguro e célere.

O SAC Digital, mas recente iniciativa do Estado na direção da governança digital – parceria entre a Saeb e a Prodeb – também foi apresentada à comitiva. Plataforma de serviços digitais, que integra portal e aplicativo, o SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) tem como objetivo construir um novo modelo de prestação de serviços e gestão pública, baseado na disponibilização de serviços eletrônicos personalizados para o cidadão. Atualmente, 19 serviços digitais estão disponíveis através da plataforma.


Fonte: Ascom Saeb