Continua suspenso recadastramento de inativos



Medida vai evitar deslocamento de quase 28 mil pessoas até final de maio



A Superintendência de Previdência (Suprev), unidade vinculada à Secretaria da Administração (Saeb), reforça a suspensão do recadastramento dos inativos e pensionistas do Estado por 90 dias. A medida, em vigor desde o dia 16/03/20, é válida para os aniversariantes dos meses de março, abril e maio, e é fruto do decreto Nº 19.529/2020, publicado pelo governador Rui Costa, como medida preventiva e temporária para evitar a transmissão da COVID-19 na Bahia.

Desta forma, quase 28 mil pessoas, em sua maioria idosos, deixarão de se dirigir às unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) situados na Rede SAC em toda a Bahia até o final de maio. Idosos acima de 60 anos são os mais vulneráveis ao COVID-19 e fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus. Entretanto, vale ressaltar que as medidas de higiene e segurança devem ser adotadas por todos.

A Suprev ainda esclarece que não deixarão de serem pagos os benefícios de aposentados e pensionistas, aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro, que estejam com recadastramento pendente. Outra ação adotada pelo Governo do Estado - em parceria com o Banco do Brasil - foi a antecipação do pagamento de benefícios previdenciários programado para o dia 31 de março. A antecipação será para o dia 30, entretanto, o valor já estará disponível em conta neste sábado (28).

Outras medidas

Após o fechamento de postos SAC na capital e Região Metropolitana de Salvador na última segunda-feira (23), em função da emergência causada pelo novo coronavírus, dois serviços específicos para aposentados, pensionistas e beneficiários de servidores estaduais passaram a ser prestados diretamente pela Suprev. São eles: abertura de processo de pensão e fornecimento do Informe de Rendimentos.

Agora, para solicitar o Informe de Rendimentos, documento necessário para a declaração do Imposto de Renda 2020, aposentados, pensionistas e beneficiários devem entrar em contato com o call center da Suprev, pelos telefones 0800 71 5353 (para chamadas de telefone fixo) ou (71) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular). Durante o atendimento, será necessário informar CPF, matrícula e e-mail válido, para que a Suprev envie o documento ao endereço eletrônico informado.

Já a abertura de processo de pensão para beneficiários de servidores será recepcionada, de forma excepcional, na sede da Suprev, situada na Avenida Tancredo Neves, 776, no bairro Caminho das Árvores, em Salvador. Com apoio logístico da Rede SAC, o serviço funcionará de segunda a sexta, das 9h às 16h, por agendamento prévio via call center da Suprev. Vale frisar que o atendimento na sede da Suprev só funcionará enquanto durar o período de emergência. Após o fim da pandemia, os dois serviços voltarão a ser prestados nas unidades Ceprev, distribuídas pela Rede SAC.


Fonte: Ascom Saeb