INSS começa chamar aposentados por invalidez para revisão


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Desenvolvimento Social já iniciaram a convocação de aposentados por invalidez que deverão passar por revisão que determina a continuidade do recebimento do benefício. Por enquanto, 22.057 cartas já foram enviadas aos beneficiários em 25 estados e o Distrito Federal, com previsão de início das perícias para setembro, com prazo término em dezembro de 2018. Apenas Roraima ainda não recebeu a convocação.
Segundo o INSS, estão sendo chamados os mais de 1 milhão de aposentados por invalidez, com idade abaixo de 60 anos, e que estão sem revisão há mais de dois anos, mas continuam recebendo o benefício. Os beneficiários devem entrar em contato com o INSS pelo telefone no número 135 em até cinco dias corridos (com exceção do domingo) após recebimento da carta, para fazer o agendamento, sem o qual haverá suspensão do benefício. Neste caso, nova perícia só poderá ser marcada após 60 dias. Em caso de agendamento dentro desse período, o benefício será liberado até a realização da perícia. Mas se o beneficiário perder todos esses prazos, terá o benefício cancelado. O objetivo do governo é passar um pente-fino na lista de beneficiários que recebem auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, visando a economia de R$ 10 bilhões.
Resultados até meados de agosto
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, o pente fino do INSS realizou 210.649 perícias e cancelou 168.396 benefícios. Foram convertidos em aposentadoria por invalidez 33.798; pouco mais de mil benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez e tiveram acréscimo de 25%; 5.458 foram encaminhados para reabilitação profissional e 1.892 foram convertidos em auxílio-acidente. Um total de 530.191 benefícios de auxílio-doença serão revisados. A economia anual estimada até agora é de R$ 2,7 bilhões.