Começam os Jogos Indígenas Pataxó

O lançamento oficial da 9ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó foi realizado na manhã do dia 15/02/17, na Reserva da Jaqueira. Parentes indígenas de oito aldeias situadas na Costa do Descobrimento, autoridades políticas, representantes de entidades, pessoas da comunidade e turistas prestigiaram a solenidade.

A programação contou com pronunciamentos dos caciques Karajá e do anfitrião Siatã, além de autoridades e convidados, entre eles o ator Jayme Periard, que atuou recentemente na novela Escrava Mãe, da Rede Record, com o personagem Osório.

O ator foi convidado para ser o padrinho desta edição dos jogos, fazendo um pronunciamento sobre a “honra e emoção de participar desta festa esportiva e cultural, que remete às raízes dos povos brasileiros e precisa ser valorizada e preservada, apresentada ao mundo por conta de sua beleza e riqueza”, disse. Participando dos ritos, ele recebeu presentes tradicionais como cocar, colares, vestimentas típicas da etnia, pintura e ainda teve o corpo purificado com dança e fumaça aromática da amescla – árvore nativa presente na Mata Atlântica.

No ato de abertura, Jayme Periard recebeu da índia mais idosa da aldeia, Taquara, de 92 anos, o puhuy akuâ (flecha) e repassou a um guerreiro que a lançou em chamas no campo, concluindo a cerimônia.

As competições serão a partir do dia 19/04, na arena Boca da Barra, com 20 equipes Pataxó e etnias convidadas. Ao todo serão 12 modalidades esportivas oficiais e demonstrações de outras tradicionais.


  Fonte: Ascom - PMPS