Jogos Pataxó reúnem 800 indígenas em 12 modalidades de competição

Realizados pelo 9º ano consecutivo, os Jogos Indígenas pataxó reúnem cerca de 800 integrantes da etnia pataxó e de outras etnias convidadas. De 19/04/17 a 22/04/17, os participantes estarão disputando na Arena Boca da Barra, em Porto Seguro. O evento será aberto oficialmente com o acendimento da chama sagrada, na Cidade Histórica. 

Competições, rituais como Bênção dos Pajés, o Desfile Cultura Viva e Beleza Pataxó, a Feira de Artesanato Indígena, mostra das vestimentas e gastronomia pataxó, apresentações culturais, pinturas corporais, além do Fórum Indígena e da 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia, são alguns dos atrativos, com programação aberta ao público.

Os participantes disputarão 12 modalidades, incluindo arco e flecha, cabo de guerra, zarabatana, corrida de tora, luta Patxiw Miwka´ay, corrida de maracá, arremesso de tacape, corrida de 100m, natação, canoagem, futebol e meia maratona. Eles receberão troféus e medalhas, confeccionados por indígenas. “Os Jogos Indígenas hoje servem de referência dentro do próprio Ministério dos Esportes, como exemplo bem sucedido de projeto cultural e o maior evento esportivo indígena do Nordeste”, afirma Juari, superintendente de Assuntos Indígenas da Prefeitura.

Os jogos Indígenas atraíram para este ano as atenções de diversas etnias e a presença de famosos e autoridades, como o ator Jayme Periard e o secretário nacional de Esportes, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz. “Nosso objetivo é fazer parcerias e deixar legados para as comunidades indígenas. É também uma oportunidade de agregação, de trazer os não-índios para conhecerem a nossa cultura, desfazendo barreiras e preconceitos através dessa grande interação”, afirma Karkaju, coordenador técnico dos jogos.


 Fonte: Ascom Prefeitura de Porto