Cantores líricos portugueses se apresentam em Porto Seguro

Imprimir

Em 07/06/17, às 19h00, os cantores líricos Luís Peças e João Paulo Ferreira e o pianista João Santos, da Organização Titular do Santuário de Fátima, em Portugal, se apresentaram no Centro de Cultura de Porto Seguro. O repertório teve músicas que foram desde a época medieval dos cancioneiros portugueses até a contemporaneidade. E do Brasil, músicas que remeteram ao barroco e que viajam até os dias atuais.

Segundo Luis Peças, que tem 30 anos de carreira, Porto Seguro é a terceira cidade brasileira onde os contratenores se apresentam. Eles já gravaram em Fortaleza e se apresentaram em Alcobaça, também no extremo sul baiano.

Para João Carlos, que é luso-brasileiro, pernambucano de bisavós holandeses, é uma grande realização trazer músicas medievais para Porto Seguro. "O público brasileiro é sempre muito caloroso com o que recebe de de diferente. Há muita mistura aqui, muito amálgama. Eu gosto disso", disse.

De acordo com o organista João Santos, um público de estudantes de Fortaleza marcou um de seus momentos no Brasil. Em Alcobaça, o organista se admirou pelas belezas naturais. Também elogiou a receptividade brasileira: " a forma como somos recebidos, com carinho e afeto, nos faz sentir em casa".

O evento tem o nome de "Encanto - Contratenores - de Portugal para o Brasil". A iniciativa é da Câmara Municipal de Belmonte, em Portugal e do Memorial da Epopeia do Descobrimento, em Porto Seguro.