Biblioteca Ajuda é premiada em São Paulo


A Biblioteca Comunitária Ajuda, há mais de dois anos instalada na rua Nova, Centro do Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, recebeu reconhecimento nacional por sua atividade voltada para o desenvolvimento da leitura de livros, em especial do público infantil. O colaborador José Ordonez, esteve em São Paulo, onde a biblioteca foi finalista da premiação do Instituto Pró-Livro (IPL).
Em 2016 concorreram e foram premiadas instituições como Globo News, Folha de São Paulo, fundação Airton Senna, Itaú Cultural e outras que trabalham pela cultura. Na categoria bibliotecas, a Biblioteca Ajuda é a única comunitária, concorrendo com bibliotecas estaduais e municipais de todo o país.
José Ordonez participou da entrega da premiação representando a equipe de voluntários que muito fazem pelo espaço cultural literário. Milhares de pessoas, entre moradores, estudantes e visitantes utilizam a biblioteca anualmente, que ainda possui atividades como contação de histórias para crianças, palestras, sessões de autógrafos, lançamento de livros e sarau poético.

Sarau marcou despedida da antiga sede

No dia 16/12/17 foi realizado o último sarau do ano, marcando a despedida da antiga sede da biblioteca. Na oportunidade, o escritor Vladimir Cunha Santos fez apresentação e sessão de autógrafo de seu mais recente livro, intitulado Barulho do Mar, escrito no Arraial d’Ajuda, com contos históricos sobre o Sul da Bahia e crônicas de Cuba, além de poemas e ensaios.
A biblioteca entrou em recesso e abrirá suas portas em fevereiro de 2018 em sua nova sede, na rua das Palmeiras, anexo ao ABA, atravessando o campo do Parque Central. Para quem quiser se associar à biblioteca, basta pagar uma taxa anual de R$ 10,00 (dez reais), e passar a ler livros emprestados, sem pagar mais nada. O acervo tem muitos livros para todos os gostos, como literatura infantil, brasileira, estrangeira, científicos, ficção, poesias, ensaios, crônicas, contos, romances, toda a literatura possível. (VC)