SecultBA divulga propostas selecionadas pela 3ª edição do Ocupe Seu Espaço

Imprimir

Propostas irão compor a programação dos espaços culturais no primeiro semestre de 2018

 

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) divulga o resultado da terceira convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço, que visa impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura.
No total, 204 propostas foram apresentadas para realização de atividades artístico-culturais no período de 05 de janeiro a 30 de junho de 2017, das quais aproximadamente 135 foram aprovadas. As inscrições foram avaliadas por comissões individuais para cada equipamento, estruturando uma agenda conjeturada a partir do diagnóstico concreto de demandas para um período de seis meses.
As propostas convocadas para compor as agendas dos espaços culturais no mês de janeiro de 2018 deverão encaminhar o pedido de pauta preenchido para a coordenação do espaço cultural no período de 04 a 07 de dezembro de 2017, com as mesmas informações indicadas no resultado da convocatória. Os proponentes que apresentarem o pedido de pauta serão convocados para assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2017. Aqueles que não assinarem os Termos de Compromisso e responsabilidade no período indicado serão desclassificados para convocação dos proponentes que estão na lista de suplentes. Os demais proponentes serão convocados em data posterior ainda a ser informada.
Os projetos vão ocupar as salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso de espaços culturais em diversos municípios da Bahia: em Salvador, a Casa da Música, o Centro Cultural Plataforma, o Cine Teatro Solar Boa Vista, o Espaço Cultural Alagados e o Espaço Xisto Bahia; em outras cidades da Bahia, participam a Casa de Cultura de Mutuípe, o Centro de Cultura de Guanambi, o Centro de Cultura ACM (Jequié), o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), o Centro de Cultura de Alagoinhas, o Centro de Cultura de Porto Seguro, o Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), o Cine-Teatro Lauro de Freitas e o Teatro Dona Canô (Santo Amaro).
A convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço se apresenta como uma sistematização de práticas republicanas do uso de equipamentos públicos. A chamada garante a formatação de uma campanha para visibilizar os normativos, com os mesmos princípios e prazos para todos, estipulados a partir de regulamentos já existentes, sem qualquer burocratização do processo.
A avaliação das propostas se deu com base no mérito artístico e relevância artístico-cultural; na viabilidade de execução; na experiência e qualificação dos profissionais e artistas envolvidos; e na consonância com as políticas culturais.
Nesta edição, as propostas foram selecionadas para um período de seis meses. Além disso, passou a compor a convocatória três linhas de ação que amplia a dinâmica de acesso às pautas dos espaços culturais. A linha referente à “Dinamização Estratégica” garante isenção em alguns espaços culturais e dependências. Em “Meses Temáticos”, o proponente pode obter gratuidade caso sua proposta se adéque ao tema referente ao mês pleiteado. E a linha de “Apoio Institucional” concede desconto de 50% sobre os valores de pauta - ou percentual de bilheteria - para propostas referentes à sala principal e às salas multiuso que façam cobrança de ingressos. Para mais detalhes, consulte o regulamento da convocatória.


Fonte: Ascom/SecultBA