“EM UM EU” deixa pegadas de uma exposição inusitada


Realizada do dia 20 a 22/04/18, no Centro de Cultura de Porto Seguro, a exposição “EM UM EU” revelou passos e traços da artista Camila Carvalho Rizzo. Ela convidou 30 amigos que fazem parte do seu roteiro, de sua vida. E cada um produziu um pé de sapato. Juntos, eles representaram perfis, caminhos, hábitos e performances de quem esteve ou está marcando presença na história de Camila.

Com os sapatos, ela criou a instalação, quando, dentro da exposição, o artista utiliza objetos, elementos plásticos para criar um ambiente. Os sapatos são usados, reciclados e transformados em obra de arte por cada um dos amigos. Deixando a impressão de que cada sapato tem seu pé, sua arte, suar curvas e desgastes, Camila andou descalça durante toda a cerimônia de abertura e deixou pegadas na cultura com um trabalho instigante e inusitado. Sobre a artista, Cinara de Araújo, poeta, afirma: "quer devolver a seu eu uma outra métrica do mundo".

Aos 17 anos, Camila Carvalho Rizzo é considerada uma artista completa. Iniciou sua carreira aos cinco anos, no Grupo de Teatro Dedinho. Na ocasião, junto com sua família, percorreu o Nordeste brasileiro realizando diversas apresentações. A partir daí, atuou em companhias de teatro e criou várias performances. Com uma delas - “Próxima Pele” - ficou em segundo lugar no Projeto Fest.

Sua arte se expandiu para a colagem, a pintura e a escultura, o que lhe garantiu outros prêmios. Após a exposição, prestigiada pela família, amigos e amantes da cultura, Camila parte em busca de novos conhecimentos na Europa, onde vai estudar Artes no Liceu Leon Batístta Alberti em Florença, Itália.