Palestra com Leandro Karnal reúne 1200 pessoas no La Torre

A força do exemplo com os filhos, a importância do otimismo e a honestidade do eleitor para ser representado por políticos honestos. Estes foram alguns dos temas debatidos pelo professor, historiador, filósofo e grande pensador do mundo contemporâneo Leandro Karnal na palestra “Ética e corrupção no mundo contemporâneo: Tem solução?” O evento organizado por Luigi Rotunno, CEO da Yaayoo e diretor geral do La Torre Resort de Porto Seguro, reuniu 1200 pessoas no parque de eventos do resort baiano.

“Enquanto tiver vergonha na cara há esperança para o futuro”, provocou Leandro Karnal citando o exemplo do trânsito, como forma de ser honestos e cumpridor das regras. “Se eu estou na fila correta e alguém passa no acostamento, põe em risco um atendimento de emergência, até uma vida que está sendo socorrida. Será que se todos passam no acostamento, os outros são panacas? Será que conseguimos pensar em algo diferente? Por que ser honesto mesmo na ausência de controles, na conduta no trânsito, nos impostos, fiel no casamento?”

De acordo com Karnal, é natural ser pessimista, a começar pelos impostos pagos pelo cidadão. “O problema do pessimista é que não contribui para resolver nada, é por isso que o pessimismo é um mal. O que tem de mais otimista do que casar ou ter um filho? Nós estamos aqui porque nossas avós e nossos pais foram otimistas, se amaram, casaram e tiveram filhos. Só existe futuro com otimismos. Nenhum dos políticos está ali por golpe de estado, todos foram eleitos, mas se eu posso derrubar um político corrupto, o que que eu faço com um eleitor corrupto, que vende seu voto em troca de um benefício?”

No painel de perguntas coordenado por Luigi Rotunno, CEO da Yaayoo e diretor geral do La Torre Resort, Karnal foi questionado se viria a ser candidato. “Neste momento, minha política, em que eu acredito, está na sala de aula. Eu posso mudar o Brasil educando”, respondeu. 

Rotunno evidenciou a importância do encontro com Leandro Karnal: “é um momento emocionante, esse da atualidade que estamos vivendo ao nível nacional. Mas também no extremo sul da Bahia, as pessoas estão refletindo muito sobre as suas palavras”.    

O evento teve ingressos solidários de inteira, meia e convites.  Aos portadores de necessidades especiais da ONG Fábrica do Ser, em sua maioria crianças, presentes ao evento com seus pais, foram doadas dez cadeiras de rodas adaptadas e personalizadas, um par de muletas e um andador. Os objetos custaram R$26 mil. “Essas cadeiras de rodas vão fazer a diferença na vida dessas crianças. E essa foi a primeira de muitas ações que estão por vir, obrigada por nos dar a oportunidade de vivenciar um momento como este”, agradeceu Luciene Oliveira, presidente da instituição.


Fonte: Antonio Alberghini / Mídia Mutá