Inscrições para Canto em Trancoso prorrogadas até 13/05

Cantores selecionados ganharão bolsas de estudos integrais para aprimoramento com renomados profissionais da música

 

As inscrições para o processo seletivo para 5º Canto em Trancoso foram prorrogadas até 13/05/19. Gratuitas, as inscrições devem ser feitas pelo site do Mozarteum:  https://mozarteum.org.br/cultura-musical/academia-canto-em-trancoso-2019/. A oportunidade, destinada a jovens de 17 a 28 anos, é uma iniciativa do Mozarteum Brasileiro, em parceria com Chorakademie Lübeck, da Alemanha, que se realiza anualmente no Teatro L’Occitane, no litoral sul da Bahia, de 7 a 13/07/19.

Os interessados deverão enviar um vídeo de cinco a dez minutos, interpretando o repertório descrito no site, que inclui uma breve introdução em inglês, a motivação para cantar e por que deseja participar da academia Canto em Trancoso. Uma comissão fará a avaliação e seleção de até 50 cantores entre os que mais se destacarem. A divulgação dos selecionados para a bolsa será no dia 03/06, também pelo site do Mozarteum. A bolsa de estudos inclui transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação, além das aulas gratuitas.

Os alunos ficarão hospedados em Trancoso, no Sul da Bahia, onde participam de uma semana acadêmica imersiva, com aulas coordenadas pelo maestro e diretor artístico Rolf Beck, da Chorakademie Lübeck. “Ao final, selecionaremos os melhores participantes, que ganharão uma bolsa adicional para estudarem na Alemanha no ano seguinte. É uma oportunidade única para quem deseja alavancar a carreira e aprend er com talentos internacionais”, observa Rolf Beck.

Em Trancoso, além do maestro alemão, os alunos terão a oportunidade de ter aulas individuais com a mezzo-soprano eslovena indicada ao Grammy, Lucia Duchonova. O professor holandês Marcel Boone, que atua na Hochschule für Musik, de Basel, na Suíça, e a soprano holandesa Renate Arends, do Conservatório Real de Haia, completam o time de especialistas. Treinando técnicas de canto e interpretação durante a academia, eles encerrarão a semana no dia 13/07, com a apresentação de duas peças: Magnificat, de Johann Sebastian Bach, e Gloria, de Antonio Vivaldi.

Em 2018, Alexandre de Souza foi um dos ganhadores da bolsa para a Chorakademie Lübeck e, em julho de 2019, vai viajar para a Eslováquia, onde terá aulas no Castelo Smolenice. O jovem tenor reforça a importância de oportunidades como essa: “Os ensaios e aulas com profissionais internacionais, com um nível tão elevado, me proporcionaram momentos de muito aprendizado. Estou cheio de expectativas para seguir meus estudos no exterior, com outros jovens e profissionais de grande talento e, para completar, em um lugar tão inspirador”.

Entre os 166 inscritos em 2018, foram selecionados 40 bolsistas de 14 estados. Desse total, quatro irão participar de masterclasses durante um mês na Europa – entre eles, Alexandre de Souza. A expectativa é que a edição de 2019 seja ainda mais grandiosa, conforme explica Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro. “Ano passado foram quase 200 inscritos, e nossa intenção é que cada vez mais jovens possam ter essa experiência marcante em suas carreiras. Esse é um dos principais compromissos do Mozarteum no fomento da música clássica no País”.


Fonte: Ascom Mozarteum