Exposição mostra história dos 100 anos de cinema na Bahia

A Casa da Lenha, sede da Superintendência de Cultura de Porto Seguro, está promovendo a exposição "A Bahia de todos os filmes", que conta um pouco da história dos cem anos de cinema na Bahia em uma visitação a parte do acervo de equipamentos cinematográficos do Instituto Roque Araújo de cinema e audiovisual. A exposição tem entrada gratuita e estará aberta até o dia 30/09/19.

O cineasta Juarez Fonseca é o curador dessa exposição, que tem como objetivo contextualizar uma breve história do cinema na Bahia, proporcionando conhecimento e a oportunidade de contato com a arte cinematográfica, além de estimular a produção autônoma artística e cultural de atividades voltadas para a evolução tecnológica.

"Essa exposição é uma excelente oportunidade de vivência para estudantes, pesquisadores e interessados na arte e cultura cinematográfica. Estamos dinamizando a Casa da Lenha, um importante ponto cultural da nossa cidade, para ser um lugar sempre aberto aos artistas e agentes culturais da nossa região", explica o secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar Magalhães, que convida a todos a conhecerem a exposição.

Também estão sendo realizadas atividades voltadas para alunos de escolas e universidades, tal como visitas guiadas, bate papo com o curador e exibição de vídeos sobre o cinema baiano. Neste caso, as visitas deverão ser previamente agendadas através dos e-mails cultura.jizele@portosegurotur.com e cultura.andrea@portosegurotur.com.

A exposição "A Bahia de todos os filmes" está sendo realizada através da contemplação no edital 003/2018/2019 de credenciamento de artistas para serviços artístico-culturais em Porto Seguro 2018/2019, lançado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro.