Músico baiano vence concurso internacional de violão

Imprimir

O baiano, radicado na Europa há sete anos, João Carlos Victor Alves, venceu a 49ª Edição do Concurso Internacional de Violão Francisco Tárrega, realizado em Benicàssim, na Espanha, em setembro deste ano. Ele concorreu com 28 candidatos de 17 nacionalidades distintas, sendo finalista do certame com dois artistas coreanos e um cubano, nesta que é uma das competições de performance musical mais importantes do mundo. Em 49 anos de existência do concurso, o violonista foi o segundo brasileiro a conseguir o feito, anteriormente conquistado pelo paulista Fábio Zanon.

Considerado como “Uma estrela em ascensão” pelo jornal europeu “Liechtensteiner Vaterland”, João Carlos Victor vem se destacando no cenário musical internacional, sendo convidado a tocar em renomados festivais, séries de concertos, rádio e televisão.
Sobre João Carlos Victor
Além deste prêmio, o violonista já conquistou outros 16, entre os quais se destacam o VII Ligita International Guitar Competition (2013, Liechtenstein), o International Kammermusik‐Wettbewerb dês Mozartvereins 1829 (2010, Nürnberg – Germany) e o VIII Concurso Nacional Heitor Villa-Lobos, em que foi, pela primeira vez no evento, o candidato que obteve nota máxima de todos os jurados e premiado também como Melhor Intérprete do compositor Heitor Villa-Lobos.
Nascido em Salvador-Bahia no ano de 1985, é Bacharel em Violão pela Universidade Federal da Bahia pela classe do Prof. Dr. Mário Ulloa. Em 2008 foi contemplado com uma bolsa de pós-graduação do Serviço de Intercâmbo Alemão (DAAD) para aperfeiçoar-se na Alemanha sob a tutela de Franz Halász, na Hochschule für Musik Nürnberg. Posteriormente, mudou-se para a Suíça para cursar o Master in Performance na Hochschule für Musik Luzern sob a orientação do consagrado especialista em música contemporânea Mats Scheidegger.
Em julho de 2014, João obteve com a nota máxima a titulação mais importante na área de performance musical da Suíça: o Master of Arts in Spezialisierter Musikalischer Performance Solist, pela Musik-Akademie der Stadt Basel, na classe do aclamado violonista argentino Pablo Márquez.
Residindo atualmente em Basel, na Suíça, João continua, em paralelo ao violão moderno, se dedicando a pesquisa e estudos da música antiga e guitarra romântica.


Fonte: Rafaela Ventura