Veracel e UFSB assinam convênio para desenvolvimento da agricultura familiar

Um dos objetivos é dar apoio técnico as famílias receberem orientações e se organizarem, gerando renda e obtendo autonomia em gestão

 

A Veracel Celulose e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vão assinar, na próxima terça-feira, dia 15/01/19, às 9h, um convênio que vai colaborar com o desenvolvimento social e econômico de 252 famílias. “As famílias receberão assistência técnica para cultivar a terra de forma adequada e, com isso, gerar o próprio sustento”, afirma Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel.

De acordo com Gabriela Narezi, professora do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) da UFSB e coordenadora do projeto, o convênio firmado terá duração de cinco anos e será realizado em etapas. A primeira é o diagnóstico socioeconômico das famílias e das áreas sob o ponto de vista agrícola e ambiental. A segunda é uma etapa prática na qual os agricultores terão a oportunidade de vivenciar o que funciona ou não na lavoura. Na última, as famílias receberão orientação sobre organização social e comercialização dos produtos plantados.

A proposta trará impactos positivos para todos os envolvidos. “As famílias terão acesso ao conhecimento técnico na área de agricultura, podendo gerar a própria renda. Para os alunos da UFSB, o projeto servirá como um grande laboratório para o desenvolvimento de teses de mestrado e doutorado. E para nós, da Veracel, é uma reafirmação do nosso comprometimento com o desenvolvimento socioeconômico territorial”, finaliza Carneiro. A reunião será na UFSB, Campus Sosígenes Costa.


Fonte: Ascom Veracel