Instalação de usina de energia solar gera lucro imediato e economia por décadas

Quem não sofre com as contas de energia elétrica, cada vez mais altas? E o que você acha de não pagar pela energia elétrica que consome? Sem fazer gato?

Isso é possível e muito mais viável do que a maioria pensa. Pode-se dizer que é até urgente, imprescindível, estratégico e ecologicamente necessário.

Pois muitos não sofrem mais com essa enorme despesa. São aqueles que já instalaram, para suas residências ou empresas, usinas de geração de energia solar. “É maravilha pura”, exclama o empreendedor Helder Rodrigues de Oliveira, que investiu em 96 placas de captação de energia fotovoltaica e já está gerando 31,2 kWh para abastecer o condomínio Villa del Mar, no Mundaí.

Viável para todos

“A montagem de uma usina de produção de energia solar é viável para todo tipo de consumidor”, atesta o engenheiro eletricista Décio Kosminsky, diretor da Porto Solar Brasil, que fez o projeto e montagem para Helder. “Nesse caso, instalamos 48 módulos de placas no telhado do condomínio e mais 48 formando uma garagem para sete carros”.

“As usinas de energia solar apresentam muitas vantagens”, enumera Décio, “da economia na conta de luz até uma postura ecologicamente correta. E vários bancos financiam 100% dos custos de energia solar, incluindo equipamentos, serviço de projeto e instalação”.

“Com o projeto da economia esperada e o prazo de entrega do sistema aprovado, o cliente vai pagar no financiamento, vencida a carência, já com a usina funcionando, um valor aproximado de 90% do que já gasta com energia elétrica. Assim, o sistema sai literalmente de graça e o consumidor vai economizar, depois, por décadas, os recursos que gastaria com energia elétrica”, reforça Décio.

Helder financiou sua usina fotovoltaica em 36 meses. Faltam 12 parcelas. Desde que entrou em operação, ele trocou a conta de luz pelo financiamento bancário. “Estou pagando um pouco menos do que a média que eu gastava de energia por mês. Mas, a partir de agosto de 2020, quando eu quitar a energia solar, vai ser maravilhoso, porque só vou pagar a tarifa mínima de um relógio trifásico, menos de R$ 100,00 mensais”.

Diversos modelos de negócio para instalação de usinas fotovoltaicas são autorizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Eles incluem o autoconsumo remoto, quando o consumidor instala sua usina em um terreno dentro do estado da Bahia; a cooperativa solar, onde várias pessoas se reúnem e montam uma cooperativa; e o condomínio solar, em que os moradores de um condomínio instalam usina solar para obter sua energia.

Investimento seguro

Décio destaca ainda que essa não é uma aplicação de risco. “Além do seguro da usina ser bem barato, a garantia é de 20 anos e o consumidor fica livre de aumentos da distribuidora”, afirma o engenheiro eletricista. Helder ressalta a garantia dada. “Mas dizem que as placas podem durar até 40 anos. Então, são 20 anos de garantia, podendo isso perdurar por mais 20, o lucro que a gente tem com esse sistema”.

“Quem preza pela natureza tem que investir em energia solar”, conclama Helder. “Inclusive, principalmente no Nordeste, todos os empreendimentos e mesmo residências deveriam ter a exigência dos governos que se implante a energia solar”, sugere.

Pois é, sem gato nem lebre, a instalação de usina própria de energia solar fotovoltaica é uma realidade que alivia o bolso e ajuda a preservar o meio ambiente. Que tal não gastar dinheiro com a conta de luz?

Brasil muito aquém

A geração de energia fotovoltaica há 30 anos é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável mais abundante no planeta - o sol. Ela já é, depois da hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável no mundo em termos de capacidade instalada.

Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica. E, no quesito sol, fica muito fácil de enxergar, o Brasil possui um potencial gigantesco para se aproveitar.  No entanto, a Europa possui instalados 106 GW de energia fotovoltaica, enquanto nosso país tem, ainda, pouco mais de 1 GW instalado.

Energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica (pela força da luz) é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica. É produzida a partir de luz solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas, normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando eletricidade.

Cuidado ao contratar

- Exija, em toda obra, a presença de um engenheiro eletricista com CREA

- Empresas de fora da região - você pode ficar sem suporte pós instalação

- A empresa fornecedora deve ser idônea. Converse com profissionais desta empresa

- Se informe das obras e os geradores que a empresa já projetou e instalou

- Esclarecimento - converse com o engenheiro responsável sobre todas as suas dúvidas

- Alternativas - avalie os prós e contras para ver o que é melhor sobre seu consumo

 

PUBLICIDADE

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2019 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade