UFSB retoma formação continuada de professores

Imprimir

No período de 15 a 26/02/16, a UFSB investe na segunda etapa da Jornada Pedagógica para a implantação dos Complexos Integrados de Educação na Região Sul da Bahia. Ao longo de duas semanas, serão desenvolvidas atividades com ênfases na reestruturação dos modelos de gestão, transformação curricular e organização pedagógica da Educação Integral em Tempo Integral dos CIEs de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju.

Além do avanço teórico-metodológico dos trabalhos desenvolvidos na primeira etapa da Jornada pedagógica, realizada no período de 01 a 04/02, este será o momento de emergência e consolidação de novos saberes e práticas necessários à radical transformação das culturas escolares nos CIEs.

A intensa participação na primeira etapa da Jornada de professores e técnicos da UFSB, das escolas em que estão sendo implantados os CIEs e da Secretaria de Educação da Bahia indica forte compromisso com as mudanças propostas. Estiveram presentes nos quatro dias da primeira etapa da Jornada Pedagógica: 122 professores dos CIEs de Itamaraju, Porto Seguro e Itabuna, 30 professores e 20 técnicos da UFSB e 06 técnicos da SEC. Foram mais de 30 horas de formação continuada com abordagens de temas como: educação integral em tempo integral, espaçostempos curriculares, avaliação processual, metodologias de projetos, corpo e criatividade e planejamento participativo.

A segunda etapa da Jornada Pedagógica terá duração de 80 horas, com a realização de oficinas para a composição dos Planos de Trabalhos Docentes e Planos de Ensino-Aprendizagem que orientarão o ano letivo de 2016 nos CIEs. A expectativa é de que a participação de professores, técnicos, estudantes e outros atores sociais seja ampliada.

Uma das inovações curriculares propostas para os Complexos é a criação do Encontro de Saberes como uma área de conhecimento que irá proporcionar trocas de conhecimento e práticas de vida entre saberes tradicionais da região sul da Bahia e os saberes escolares. Esta área de conhecimento inscreverá saberes advindos das comunidades locais nos processos curriculares dos CIEs e ampliará o diálogo entre a comunidade escolar e outras comunidades presentes no contexto da Região Sul da Bahia.

Logo após a conclusão dos trabalhos da segunda etapa da Jornada Pedagógica, ocorre o início das aulas nos Complexos Integrados de Educação de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju, no dia 29/02.


Fonte: Ascom da UFESB