Porto Seguro está abaixo das médias baiana e brasileira no Ideb


No 9º anodo Fundamental, apenas 6% dos alunos tiveram aprendizado adequado em Matemática

O município de Porto Seguro registrou um baixo desempenho nas provas que medem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os dados, divulgados recentemente, são de 2015 e estão disponíveis para consulta no site www.qedu.org.br, que reúne informações importantes para a tomada de decisões na educação brasileira. Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática, pela Prova Brasil, e no fluxo escolar, medido pela taxa de aprovação.
Pelos dados da Prova Brasil é possível calcular a proporção de alunos com aprendizado adequado à sua etapa escolar. Essa prova integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cuja escala representa os resultados dos alunos. Segundo o comitê científico do movimento Todos Pela Educação, formado por especialistas em educação, essa escala distribui o desempenho do aluno em quatro níveis: insuficiente, básico, proficiente e avançado. Segundo as avaliações, entende-se por aprendizado adequado aquele que eleva os alunos aos níveis proficiente e avançado.

Dados de Porto Seguro

Em Porto Seguro, na rede municipal de ensino, que disponibiliza o ensino básico e fundamental, na disciplina Português, 34% dos alunos alcançaram o aprendizado adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano. Ou seja, 501 alunos, num universo de 1.463. No 9º ano, para a mesma disciplina, o percentual de aprendizado cai vertiginosamente para a metade (17%), o que mostra que, dos 833 alunos, apenas 141 demonstraram o aprendizado adequado.
Quando o assunto é Matemática, os dados são ainda mais preocupantes. Dos 1.463 alunos de 5º ano, 290 demonstraram o aprendizado adequado na competência de resolução de problemas, ou seja, 20%. No 9º ano, assustadores 6% dos alunos (52, num universo de 833 alunos), demonstraram o aprendizado adequado.
Os percentuais estão abaixo da média da Bahia e também do Brasil. No país, de acordo com os dados levantados, 8 de cada 10 alunos concluintes do ensino fundamental não tiveram aproveitamento adequado em Matemática.