UFSB realiza Aula Magna do curso de Medicina


O campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, realizou no dia 26/02/18 a aula magna do Centro de Formação em Ciências da Saúde, com o deputado Jorge Solla e o tema “SUS: perspectivas na conjuntura atual”.
Compondo a mesa, estavam a reitora em exercício, Joana Guimarães; a vice-decana do Centro de Formação em Ciências da Saúde, Márcia Maria Moraes; o coordenador do curso de Medicina, Luiz Henrique Guimarães; representando o Prefeito de Teixeira de Freitas, o Secretário de Educação Hermon Freitas; o diretor clínico da Policlínica Regional, Ronaldo de Toledo; o diretor clínico do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Waldir Ferreti Júnior; o deputado Uldurico Júnior; e o deputado Jorge Solla.
A reitora deu início à Aula Magna falando sobre a importância do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, antes do curso de Medicina, para que o estudante tenha uma visão mais ampla sobre o indivíduo e o contexto que o cerca, prestando o verdadeiro serviço de uma universidade pública e gratuita para a população.
O diretor da Policlínica disponibilizou auxílio à universidade para aulas, trabalhos científicos, estágios e internato, demonstrando o interesse da policlínica em futuras parcerias com a UFSB. Já Márcia Moraes fez um breve relato sobre a trajetória do curso, frisando alguns pontos conquistados nos últimos tempos e o que ainda deveria ser alcançado, lembrando a importância em galgar voos mais altos, sensibilizando o estudante nos cuidados ao ser humano.
Em sua aula, Jorge Solla fez uma breve retrospectiva do SUS no país, pontuando datas marcantes, como a Constituição de 88 e a Reforma Sanitária. Em seguida, fez comparativos entre a saúde do Brasil em relação a outros países mais e menos desenvolvidos. Demonstrou, em dados, o crescimento do SUS na região da Bahia e os grandes desafios encontrados na atualidade, como crise fiscal, investimentos na área, fechamento de farmácias populares e o orçamento de 2018.
Após a aula, os estudantes do curso de Medicina organizaram a Cerimônia do Jaleco, em que padrinhos escolhidos por eles entregavam o jaleco simbolizando o início dos estudos. No mesmo dia, foi realizada cerimônia de colação de grau dos cursos de primeiro ciclo da universidade.


Fonte: Ascom UFSB

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2019 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade