UFSB oferece curso com ênfase em Saúde, Meio Ambiente e Biotecnologia


A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) oferece o curso de segundo ciclo de Ciências Biológicas ligado ao Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm), sediado no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro.
A profissão de biólogo é regulamentada pela Lei 6684/1979, Decreto 88438/1983 e é fiscalizada pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio). A graduação em Ciências Biológicas na UFSB compromete-se a formar profissionais críticos, éticos e capacitados para o mundo do trabalho nas áreas de atuação do biólogo, capacitando-lhes a dialogar com profissionais de outras áreas e outros campos do saber. Os perfis profissionais estão voltados para três áreas: meio ambiente e diversidade; saúde; biotecnologia e produção.
As três áreas de atuação refletem a atualidade da proposta, voltada para a preparação de profissionais com visão cidadã, empreendedora e transformadora, visando o desenvolvimento da Ciência, a defesa do bem comum, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em todas suas formas e manifestações. O curso é gratuito, da mesma forma que os demais cursos da UFSB.

O valor estratégico da profissão

O trabalho do biólogo é essencial em um país com a riqueza de fauna e flora do Brasil. E um curso que prepare profissionais com aptidão para atuar nos âmbitos de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde ou Biotecnologia e Produção atende a muitas das expectativas criadas com a implantação da UFSB na região, em especial com a criação do Centro de Formação em Ciências Ambientais no campus localizado em Porto Seguro.
O diferencial dos formados pela UFSB será a ampliação de competências e habilidades por meio do estreitamento com a vivência na atuação profissional. A ideia é estimular a participação em projetos e grupos de pesquisa, em atividades de consultorias em empresas e ONGs, em diagnósticos ambientais, na identificação de problemas regionais e proposição de soluções, no desenvolvimento de ideias e soluções sustentáveis, em empreendedorismo e em empresas juniores. Essa conexão entre estudo e prática será conduzida a partir de equipes acadêmicas formadas por docentes e estudantes de primeiro, segundo e terceiro ciclos, com a meta de aproximar o exercício profissional da formação acadêmica.
Os biólogos são exigidos atualmente em diversos serviços e setores. Um exemplo é a demanda por essa especialidade nas equipes multidisciplinares de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA), cujos laudos técnicos são exigências legais para a implantação de empreendimentos. Além disso, profissionais formados em Ciências Biológicas coordenam laboratórios e emitem laudos técnicos em análises clínicas e de aconselhamento genético e atuam no desenvolvimento de tecnologias com organismos geneticamente modificados, bioprospecção, bioengenharia, biossegurança, próteses, entre outros.
O biólogo é o profissional responsável pelo estudo da biodiversidade, em todos os seus níveis de entendimento. É o/a profissional capaz de contribuir para a expansão do conhecimento sobre as variedades de animais, plantas e microorganismos existentes nos diferentes ambientes.

Ingresso e vagas

O acesso ao curso de Ciências Biológicas da UFSB é feito mediante edital interno, do qual podem participar concluintes de cursos de primeiro ciclo. A oferta anual é de 40 vagas. A progressão do primeiro para o segundo ciclo segue regras de classificação por desempenho acadêmico, valorizando o conjunto de componentes curriculares ligados ao BI em Ciências ou à LI em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, agregando maior peso na classificação. Para ingresso nos cursos de 1º Ciclo, por sua vez, é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participar dos processos seletivos via Sisu ou da Seleção ABI.
A graduação se dá em dois anos. Isso é possível porque várias componentes curriculares (CCs) da matriz do curso de Ciências Biológicas já são ofertadas no decorrer do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciências e da Licenciatura Interdisciplinar (LI) em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ambos cursos de primeiro ciclo com duração de três anos. Assim, é possível graduar-se nessa área após cinco anos de estudos na UFSB.
É possível cumprir antecipadamente CCs do curso de Ciências Biológicas durante o 1.º Ciclo, com componentes propedêuticos e específicos da Área de Concentração em Estudos Ambientais do BI em Ciências. Para isso, é necessário cursar os CCs que são obrigatórios para o Curso de Ciências Biológicas, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Mais informações sobre o curso estão o portal da UFSB: ufsb.edu.br.


Fonte: Ascom UFSB