Fórum Social reúne a comunidade na UFSB

Estudantes e professores universitários, lideranças regionais e representantes de diversos segmentos da comunidade local lotaram o auditório do Centro de Convenções, durante a abertura do I Fórum Social da UFSB, dia 07/07. A secretária de Educação de Porto Seguro, Teresinha Siviero, representou a prefeita do município, Cláudia Oliveira no evento, que contou com a presença do reitor da universidade, Naomar de Almeida Filho, além de membros da União dos Estudantes Secundaristas de Cabrália, Uneb, União dos Estudantes da Bahia e do segmento indígena.
O Fórum, com o tema “Construindo o diálogo entre a universidade e a sociedade, foi aberto com apresentações culturais dos índios da tribo Pataxó e das Nagôs de Belmonte. Entre os objetivos do encontro está o fortalecimento e a ampliação de parcerias entre a UFSB e a sociedade e a elaboração de uma agenda comum para o desenvolvimento e a sustentabilidade regional. “Essa iniciativa aumenta a integração entre os diversos setores da comunidade com a universidade. E a prefeitura também está empenhada nessas parcerias pela valorização da educação em nosso município”, disse a secretária Teresinha.
Para o reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho, esse é um momento muito importante no processo de construção da universidade, que completará dois anos no mês de setembro. “Educação é um processo de idas e vindas, trocas, diálogo, intercâmbio e convivência. Precisamos trazer a sociedade para dentro da universidade”, salientou. Além de Porto Seguro, o Fórum já foi realizado também no campus de Teixeira de Freitas e Itabuna. Os resultados serão discutidos em um encontro regional da UFSB, que acontecerá de 16 a 19 de setembro, em Porto Seguro.
Secretaria Municipal de Educação
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro