Estudante baiano ganha medalha de bronze na WorldSkills Competition

Imprimir

O estudante baiano Andeson de Almeida do (Pronatec) trouxe para Salvador uma medalha de bronze conquistada na modalidade Serviço de Restaurante durante a 43ª edição da WorldSkills Competition. O Brasil sagrou-se campeão, superando países com tradição na educação profissional como a Coréia do Sul, 2º lugar, e Taipé Chinesa (Taiwan), 3º lugar. Após quatro dias de provas, a equipe brasileira foi premiada com 11 medalhas de ouro, nove de prata e nove de bronze.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, destacou que a vitória do Brasil no WorldSkills é uma vitória do Pronatec, já que dos 31 medalhistas brasileiros, 28 tiveram acesso a formação profissional por meio do programa federal, incluindo os 11 jovens que ganharam medalha de ouro. “Isto muda o papel da educação profissional no país. Não faz mais sentido pensar que ela é inferior. Nossos esforços foram consagrados internacionalmente hoje. Os caminhos entre a educação e o mundo do trabalho só vão crescer”, afirmou.
O empenho em torno do Pronatec e da educação profissional pode ser observado na evolução do Brasil na WorldSkills. Na edição de 2011, realizada em Londres, o país ficou em 8º lugar na classificação geral. Em 2013, o Brasil subiu para a 5ª colocação, na competição de Leipzig, na Alemanha.
Para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, a participação e os resultados obtidos pelos estudantes brasileiros na Worldskills 2015 demonstram que o Brasil está no caminho certo ao expandir a educação profissional para os nossos jovens. “A qualidade da educação profissional brasileira é comparável a de países que estão na ponta na área de educação profissional e precisar ser mais conhecida em nosso país para se tornar mais atrativa aos jovens”, disse Feres.
A Worldskills acontece a cada dois anos e reúne os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional. Esta edição, a primeira a ser realizada na América Latina, teve a participação de cerca de 60 países e regiões membros. Ao todo, 1.189 competidores de até 22 anos disputaram o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como Artes Criativas e Moda; Construção e Tecnologia de Construção; Produção e Tecnologia de Engenharia; Serviços Sociais e Pessoais; Tecnologia da Informação e Comunicação; Transporte e Logística, entre outras. Nas provas, os competidores precisam executar tarefas do dia-a-dia das profissões que escolheram. Vencem aqueles que executam o trabalho dentro dos prazos e dos padrões internacionais de qualidade.
Worldskills - Em 65 anos de história, a competição reúne jovens qualificados de todo o mundo que trocam experiências de seus ofícios. A organização da competição foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), detentor de um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo.
O Brasil envia representantes para o Worldskills desde 1983. Até este edição, os brasileiros já haviam conquistado 68 medalhas e 111 certificados de excelência. O país vem melhorando seu rendimento na competição passou de cinco medalhas, em 2005, para 12, em 2013. O número de competidores também vem crescendo: foi de 28, em 2011, para 56, em 2015.
Pronatec - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, também em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.


Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação