Biblioteca Municipal é transformada em Espaço Cultural

Quem passa pela rua Itagibá, em frente ao Colégio Municipal de Porto Seguro não imagina o universo que se descortina no interior do prédio onde funciona a Biblioteca Municipal. Totalmente reformado pela Prefeitura, o espaço será inaugurado dia 23 de outubro, como o novo CEMPEC (Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura), sob a gestão da Secretaria de Educação.
Além da biblioteca, o espaço possui ainda um auditório e galeria de arte que irão possibilitar a realização de uma série de atividades culturais e educativas, nas áreas de atividades como teatro, pintura, dança, música, cinema, artesanato, palestras, videoconferências, contação de estórias, coral, línguas estrangeiras, além do trabalho de pesquisa e resgate das tradições culturais.
Com a coordenação do artista plástico e diretor de teatro, Carleone Filho, a nova equipe está trabalhando para que cada canto do novo espaço sirva de reflexão, deleite e inspiração para os visitantes. “Vamos trabalhar a cultura como nunca, fazendo essa ligação com a educação, o que facilita o aprendizado e dá a oportunidade para os alunos vivenciarem a arte e exercitarem a criatividade”, afirma Carleone.
Antes mesmo de ser inaugurado, o CEMPEC já está funcionando, com o apoio da artista plástica, Rosarlette Meirelles e do historiador, professor de teatro, inglês e italiano, Edvaldo Ariano. “Aqui é um ambiente onde o aluno poderá abrir seus horizontes e ampliar seus conhecimentos através da arte. Queremos acabar com essa ideia de que biblioteca é uma coisa chata”, diz a artista.
O CEMPEC será inaugurado com a apresentação da peça de teatro “Felicidade Clandestina”, com texto de Clarice Lispector e direção de Carleone Filho.

Secretaria Municipal de Educação
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro