Conselheiros Escolares fazem curso para melhorar resultados

Os membros dos Conselhos Escolares da rede municipal de ensino de Porto Seguro estão participando do Curso de Formação para Conselheiros, que teve seu primeiro encontro na manhã de 06/10, no auditório do Colégio Municipal.  Cerca de 90 conselheiros, incluindo diretores, professores, administrativo, pais, alunos e sociedade civil estão fazendo parte da formação, onde terão a oportunidade de receber orientações acerca dos objetivos dos conselhos e de suas próprias atribuições no processo.

 O curso terá um total de 40 horas, sendo 12 horas presenciais e 28 no ambiente virtual. Com funções deliberativas, consultivas, fiscais, mobilizadoras e pedagógicas, o Conselho Escolar contribui para garantir a gestão democrática nas escolas públicas. “Os conselhos têm um papel fundamental dentro das escolas e quanto mais fortalecidos, melhor os resultados”, disse a coordenadora de Educação Fundamental II, Kátia Caroline.  Segundo ela, “é preciso chamar os conselhos para encontrar soluções para os desafios”.

 A coordenadora de Educação do Campo, Jane Célia Ribeiro salientou os resultados positivos obtidos nas escolas da zona rural, após a instalação dos conselhos. “Quando conseguimos montar os conselhos em 12 escolas, o trabalho ficou mais fácil, porque é possível dividir responsabilidades e a gestão fica mais fortalecida”, enfatizou. O curso de formação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, como parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

Secretaria Municipal der Educação - Ascom – Prefeitura de Porto Seguro