Divulgado os gabaritos das provas do Enem

Os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, aplicadas no sábado (24) e no domingo (25), estão disponíveis para consulta, na internet. A divulgação dos resultados individuais está prevista para janeiro de 2016.

Confira os gabaritos do Enem de 2015

Nos dois dias de exame, foram aplicadas quatro provas objetivas (ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias), além da redação, que teve como tema "A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira".

O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no exame, o participante pode tentar vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a obtenção bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares por estudantes brasileiros de baixa renda.

O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.

Fonte: MEC e Inep