Novembro Negro traz desfile de beleza e várias atrações

Com o objetivo de proporcionar à comunidade estudantil da rede municipal de ensino ações voltadas para a Promoção da Igualdade Racial, a Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Educação, estará realizando uma série de atividades durante todo o mês. É o Novembro Negro, que chega trazendo atrações como Rodas de Diálogo, Noite da Beleza Negra, Exposição de Telas, Workshop de Dança Afro e Oficina de Tranças e Turbantes.

Um dos pontos altos da programação é a Noite da Beleza Negra, que será realizada no dia 19/11, às 18h30, no Centro de Cultura, quando estarão na passarela as mais belas jovens, com idade entre 14 e 21 anos. “Através desse desfile queremos mostrar que não existe um padrão de beleza estabelecido. É um estímulo para elevar a autoestima dessas meninas, para que elas se sintam lindas do jeito que são”, diz a coordenadora de Diversidade Étnico-Racial da Secretaria de Educação, Gilberlice Menezes,

Segundo ela, Porto Seguro foi o primeiro município da Costa do Descobrimento a inserir a disciplina Diversidade Afro Descendente Indígena (DADI), no currículo escolar do Ensino Fundamental II. “A intenção é que as pessoas tenham acesso à Lei 10.639 e conheçam a história do povo afrodescendente e a contribuição que os africanos trouxeram para a cultura brasileira, sem estereótipos”, salienta a coordenadora.

 Secretaria Municipal de Educação - Ascom – Prefeitura de Porto Seguro