Veracel traz nova oportunidade de qualificação profissional para região

Trinta jovens foram selecionados para participar do curso de Operador de Processo de Obtenção de Celulose, que tem como objetivo a continuidade do processo de capacitação e desenvolvimento dos moradores do Sul da Bahia. “Temos certeza que estes jovens sairão do curso plenamente capacitados para conquistar uma vaga de trabalho em grandes empresas do país”, comenta o gerente de unidade do SENAI Sul e Extremo Sul da Bahia, Jurandir Hendler.

Para Mariana Figueiredo, especialista em Desenvolvimento Humano Organizacional da Veracel Celulose, essa oportunidade vai além de novas perspectivas de emprego. “Essa iniciativa pode ser uma porta de entrada para que os participantes busquem novas qualificações profissionais e desenvolvam suas carreiras”, reforça. Um bom exemplo disso é o caso do estudante Heberto Cardoso Leite. Ele é técnico de Petróleo e Gás e viu neste curso uma oportunidade de continuar seu desenvolvimento profissional sem precisar sair da cidade. “Também é muito bom saber que a Veracel está formando as pessoas que estão aqui e oferecendo oportunidade para todos”, conclui.

 O curso de Operador de Processo de Obtenção de Celulose está sendo promovido pela Veracel Celulose em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).  Este curso possui um formato mais compacto, composto por duas etapas: uma teórica, ministrada pelo SENAI, e outra prática, que será desenvolvida na fábrica da Veracel. Cada etapa terá duração de, aproximadamente, cinco meses e, entre os diversos conteúdos, serão abordadas questões relacionadas aos processos de obtenção de celulose, instrumentação e medição de processos, equipamentos industriais e a inspeção dos equipamentos.

Sobre a seleção

O processo seletivo aconteceu em outubro deste ano e recebeu 863 inscrições de moradores de diversas partes do Sul da Bahia. Do total de inscritos, 150 candidatos foram convocados para as provas de português, matemática e raciocínio lógico. Os 68 candidatos com as melhores pontuações participaram de entrevista em grupo para conhecer a estrutura de trabalho da empresa. Foram realizadas, ainda, dinâmicas para avaliação de experiências profissionais, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. As aulas foram iniciadas no último dia 03/11.