24 atletas da região participam da 9ª edição do Brasil Ride

Entre 21 e 27 de outubro, a região recebe a nona edição de uma das principais ultramaratonas de mountain bike do mundo, a Brasil Ride 2018. O evento, que passa por Arraial d'Ajuda, Porto Seguro e Guaratinga, mobiliza ciclistas do Brasil inteiro e de outros países e já tem lugar cativo no calendário e nos corações de atletas, turistas e moradores. Durante 7 dias, os ciclistas vão disputar nas categorias feminino, mista, open, master, grandmaster, nelore e corporativa.

Despontando no cenário nacional de MTB, Porto Seguro será representada pela fera Virgínia Setubal, que tem mostrado a que veio, acumulando os títulos de bicampeã brasileira e campeã baiana de Maratona (XCM) na categoria master, que vai para o Ride pela equipe Brutas Race, com a dupla feminina e parceira de equipe Daniela Araújo (GO), campeã brasileira de pista em 2016.

Além de Virgínia, outros 23 atletas vão disputar a prova. Pela equipe Unidas, vão participar: Cláudio Hackenhaar e Daniel Costa; Raone Demicheli e Victor Ferreira; Daniela Hackenhaar e Bruna Freitas Trigo; Ricardo Pagliarini e Rafael Zanini; Rafael Herrero e Matheus Brito, todos representando Porto Seguro. Também participam a dupla nelore Benedito Neto (Porto Seguro) e Alexandre Barreto (Eunápolis); Marcos Brucieri e Ricardo Lage (Porto Seguro) e Josenildo Santana Dantas (Porto Seguro). De Eunápolis estão inscritos: Henrique Guimarães Couto, Mauricio Moura, Henrique Figueiredo, João Ricardo Becker, Jean Carlos Rodrigues e Leonardo Matias. E de Guaratinga, Elias dos Santos Silva e Gilmar Almeida.

Mulheres em alta

Este ano, o destaque vai para o recorde de inscrições de mulheres, dispostas a mostrar sua força e superação. Segundo a organização do evento, a competição tem 60 inscrições femininas, com origem em 11 países, batendo a marca de crescimento de 33% em relação à temporada passada. O aumento nas inscrições segue a onda de multiplicação no número de praticantes do ciclismo feminino no mundo.

Os países que terão representação feminina são Brasil, Alemanha, EUA, Canadá, França, Espanha, Portugal, Venezuela, Noruega, Bélgica e Nova Zelândia. "São vários exemplos de esposas de atletas, que antes vinham para nossa prova apoiá-los, e com o passar do tempo começaram competir e evoluir no esporte, mostrando que elas têm toda capacidade de completar essa que é uma das provas de MTB por etapas mais difíceis do mundo”, disse Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Estão confirmadas 18 duplas da elite feminina, em busca da "orange jersey", a camisa laranja, que mais uma vez vai ofertar 120 pontos para as vencedoras nos ranking olímpico e mundial da UCI (União Ciclística Internacional). Segundo Mario Roma, será a edição mais equilibrada e disputada de toda a história da ultramaratona.

Já na participação masculina, está confirmadíssima a presença de cinco campeões mundiais, dentre eles, o brasileiro Henrique Avancini, 29 anos. Ele, que também é bicampeão da ultramaratona em 2013 e 2017, é favorito ao título do Brasil Ride 2018. Tiago Ferreira (POR), Roel Paulissen (BEL), Jaroslav Kulhavy (CZE) e Bart Brentjens (HOL), os dois últimos campeões olímpicos em Londres 2012 e Atlanta 1996, respectivamente, no cross country olímpico (XCO) e Alexey Medvedev, atual campeão da competição continental, são os outros ciclistas do seleto hall de campeões mundiais de MTB que estarão na região.

Os desafios

Durante sete dias, os ciclistas terão que percorrer cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, à Vila Brasil Ride, construída anualmente em Guaratinga. No sábado, 27, último dia da competição, mais 1.200 ciclistas de todo o país se juntam às estrelas do mountain bike internacional, para competir na Maratona dos Descobrimentos.

Eles vão passar pela região litorânea da Costa do Descobrimento, pelas montanhas que dividem os estados da Bahia e Minas Gerais, e voltam ao litoral para a bandeirada da chegada. Uma mega estrutura, está sendo disponibilizada para os participantes, com acampamento, água, alimentação, suporte técnico e médico. Além disso, os atletas terão à sua disposição, acomodações em barracas especialmente preparadas para eles, espaços lounge e de socialização.

O circuito começa em Arraial d'Ajuda (1ª etapa, em 21/10), seguindo para Guaratinga (2ª, 3ª e 4ª etapas, em 22, 23 e 24/10). A 5ª etapa parte de Guaratinga (25/10) para Arraial d'Ajuda, onde se realizam as 6ª e 7ª etapas (em 26 e 27/10).