Porto Seguro sedia Copa 24h de Rugby

Nos dias 30 e 31/03/19, Porto Seguro vai sediar a Copa 24h de Rugby. Dezesseis equipes de Rugby de quatro estados brasileiros estão inscritas, com seus 186 atletas: Montes Claros/MG, Vitória/ES, Aracaju/SE, Adustina/BA, Salvador, Vitória da Conquista e Porto Seguro. Este já é considerado o maior torneio de rugby da Bahia, segundo Hamilton Diego Reis, head coach da equipe da casa.

A competição dura 24 horas, das 13h do dia 30/03 (no Estádio Agnaldo Bento, no Centro) até 13h do dia 31/03 (na Arena Boca da Barra, na Orla Norte), sendo, portanto, disputado na modalidade sevens e beach. Em janeiro já foram realizadas duas etapas do beac; em fevereiro e março foram duas etapas do sevens. A competição tem a chancela da Federação Baiana de Rugby e consiste na primeira etapa do Circuito Baiano de Rugby Sevens. 

O rugby sevens é uma modalidade do esporte que faz parte dos jogos olímpicos e é jogado com 7 jogadores em cada time, mas no mesmo campo. As regras são as mesmas mas o jogo tem o tempo reduzido (dois tempos de sete minutos), o que faz com que seja possível realizar vários jogos no mesmo dia e no mesmo campo. “É mais fácil de ser jogada. E para o público que não está acostumado, é a modalidade mais vistosa, porque tem menos contato físico e mais corridas.”

Criação da Liga

Durante o tempo que antecedeu o campeonato, o Porto Seguro Rugby Clube promoveu ações para fortalecer a modalidade de esporte na região, como a formação da Liga Municipal de Rugby. Democrático e despojado, o esporte já tem adeptos de diversas faixas etárias na cidade e, segundo a liderança, os desafios visam promover maior integração e competição entre as equipes que estão se formando.

De acordo com Hamilton, a criação da liga, incrementa a disputa entre as equipes. É uma estratégia para incentivar as competições. “Queremos fazer com que os atletas tenham mais atividades e mais jogos para que se preparem melhor.” A liga deve reunir cerca de 80 atletas das categorias infantil, juvenil e adulto masculino e feminino.

Em abril haverá eleição da nova diretoria da associação. Interessados em conhecer mais as modalidades, devem contatar pelo número (73) 9 9815-8985 ou 9 8804-1841, pelo e-mail portsegurorugby@gmail.com ou pelas redes sociais.