Brasil Ride apresenta estrelas da 10ª edição com campeões olímpicos e mundiais

 

Elite masculina promete ter a disputa mais equilibrada e intensa em dez anos, reunindo nomes como Henrique Avancini,

Jaroslav Kulhavy, Tiago Ferreira, Alexey Medvedev, Kristian Hynek, Manuel Fumic, Hans Becking, Sebastian Fini, entre outros

 

Com inscrições esgotadas e a lista de participantes oficialmente divulgada, atingindo 570 ciclistas de 24 países, já se pode apontar os favoritos ao título da décima edição da Brasil Ride. A ultramaratona, entre 20 e 26 de outubro, no extremo Sul da Bahia, terá um pelotão recheado de estrelas: campeões olímpicos, como Jaroslav Kulhavy (CZE) e Bart Brentjense (HOL), mundiais como Henrique Avancini (BRA) e Tiago Ferreira (POR), além de campeões europeus, como Alexey Medvedev (RUS) e Kristian Hynek (CZE), atual vice-campeão mundial de maratona, e destaques do circuito internacional, tais quais Manuel Fumic (ALE), Sebastian Fini (DIN), Hans Becking (HOL), dentre outros.

Definir, no entanto, uma dupla com maiores chances de ser campeã não será tarefa fácil na elite masculina. Pelo menos sete equipes devem brigar pelo título: Henrique Avancini e Manuel Fumic, da Cannondale Factory Racing, defendendo o posto de atuais campeões do evento; Jaroslav Kulhavy e seu compatriota Matous Ulman, estreantes peso-pesados da Specialized Racing; Tiago Ferreira e Hans Becking, ambos campeões em edições anteriores, formando a equipe DMT Racing Team; Kristian Hynek, bicampeão em 2010/2011, ao lado do também tcheco Martin Stosek, sétimo lugar no Mundial de Maratona 2019; o campeão de 2016, Alexey Medvedev, outra vez com o italiano Francesco Failli; a dupla da CST Sand American Eagle MTB Racing Team, Sebastian Fini e Ole Hem (NOR); da América do Sul, os atuais campeões da La Leyenda del Dorado, os colombianos Johan e Johnatan Cañaveral.

Vencedor em 2012 ao lado do também português Luis Leão Pinto, Tiago Ferreira espera formar uma parceria de destaque com Hans Becking. "As expectativas são iguais às dos últimos anos. A esperança é fazer mais uma vez um bom resultado, de preferência estar na disputa de vitórias nas etapas e no pódio final da competição, que é o mais importante. Esperamos chegar em boa forma e desfrutar ao máximo daquilo que vai ser mais uma Brasil Ride para nós. Estamos motivados e acredito que será uma edição muito boa", define Ferreira.

Campeão olímpico em Londres-2012, Jaroslav Kulhavy estava confirmado para fazer sua estreia em 2018, porém uma lesão no joelho às vésperas da prova o impediu de vir para Bahia. Agora, tem sua chance de competir pela primeira vez na principal ultramaratona de mountain bike das Américas, a segunda maior do mundo. "Como será minha primeira experiência, não tenho muita ideia do que vai acontecer. Será um grande desafio", conta o campeão mundial e medalhista olímpico Jaroslav Kulhavy, que, além do ouro em Londres, foi prata na Rio-2016.

Bicampeão nas duas primeiras edições do evento, à época na Chapada Diamantina, o tcheco Kristian Hynek chega à Brasil Ride com moral alta após o vice-campeonato mundial de maratona, em setembro, na Suíça. "O que sei a respeito desta versão da prova em Porto Seguro e Guaratinga é apenas um pouco do que Robert Novotny (dupla de Hynek em 2010/2011) me disse. Estou ansioso por isso, para ver uma parte diferente do Brasil e, talvez, depois desfrutar de algumas horas ou dias na praia após a corrida", disse Hynek, que terá Novtny como estafe de equipe.

As demais estrelas brasileiras

Se Henrique Avancini é o único brasileiro nas duplas consideradas favoritas para a conquista do título, o pelotão intermediário conta com renomados ciclistas do Brasil, que podem lutar por um lugar no pódio das etapas, bem como pela camisa de líderes das Américas. São os casos de: Mario Verissimo e Bruno Lemes, da Squadra Oggi; Sherman Trezza e Guilherme Muller, da Cannondale Brasil Racing; o suíço naturalizado brasileiro Lukas Kaufmann com seu parceiro Konny Looser (SUI), da FKS Factory Racing; Halysson Ferreira e Nicolas Machado, da Tropix Factory Racing Team; Daniel Zoia e José Gabriel Almeida, pela Corinthians Audax Bike Team; Ricardo Pscheidt e Gilberto Goes, da Orbea Team Brasil; Edson Rezende e Nicolas Sessler, da Caloi Avancini Team.

Elite feminina de olho em Tóquio 2020

Com o Brasil lutando por pontos para garantir uma vaga em Tóquio 2020 no mountain bike feminino, a ultramaratona torna-se ainda mais importante, por ofertar 120 pontos às suas campeãs no ranking olímpico. Estão confirmadas na disputa ciclistas como a três vezes campeã brasileira em 2019, Letícia Cândido, ao lado de Hercília Najara, a bicampeã da Brasil Ride, Raiza Goulão disputando com a experiente colombiana Angelita Parra, e as venezuelanas Katherine Lindo e Florangela Rodriguez. A jovem revelação do MTB nacional, Karen Olimpio, em parceria com a experiente portuguesa Ilda Pereira, e Viviane Favery, com Tânia Clair Pickler, também estão entre as favoritas ao pódio. Líder do País no ranking olímpico, Jaqueline Mourão aguarda confirmação de sua parceira para juntar-se ao pelotão da ultramaratona.

Os países

Os 570 inscritos na décima edição da ultramaratona representam os seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Holanda, Itália, Japão, México, Noruega, Portugal, República Tcheca, Rússia , Suíça e Venezuela.

Décima edição

Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a ultramaratona marcada para 20 a 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um forte desafio para os 570 participantes de 24 países. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride. No último dia da competição, o sábado (26), mais 1.500 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

A ultramaratona Brasil Ride tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE, Bahiatursa e SUDESB, de Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas. Coca-Cola, Conect Car, Ful Gas, Garmin, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Red Bull, Shop2gether, Squirt, Thule e Vittoria são empresas apoiadoras, assim como as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga, bem como o Parque Nacional do Pau Brasil, são apoiadores institucionais do evento.


Fonte: ZDL Sports - Fotos: Kristian Hynek e Martin Stosek (Divulgação); Hans Becking e Tiago Ferreira (Rosita Belinky - Brasil Ride) ; Raiza Goulão (Fabio Piva - Brasil Ride) e Leticia Cândido (Divulgação).