Crescem as competições de ciclismo na região, no Brasil e no mundo...

É notório para todos que a quantidade de pessoas pedalando a cada dia é maior, seja em busca de saúde, lazer ou competição. Basta dar uma volta na Orla Norte para ver a enorme quantidade de pessoas praticando esse esporte maravilhoso que só traz benefícios a saúde e a vida, quando praticado corretamente e com segurança.
Hoje vamos falar das competições.
Em primeiro lugar, todos nós sabemos que a pratica de uma atividade física requer alguns cuidados e conhecimentos importantes: O primeiro deles é procurar um médico e passar por uma avaliação completa. Isso é uma coisa simples, fácil e rápida de fazer. Após essa liberação médica vem a compra da bike, que requer alguns cuidados. Por se tratar de um investimento, precisa ser o mais certo possível. A bike é como um calçado, ela tem um tamanho exato para cada pessoa, e um modelo especifico para cada modalidade. Não adianta comprar qualquer bike de qualquer tamanho, que vai virar um grande problema e um investimento sem retorno. Além disse a bike de tamanho errado pode lhe trazer vários problemas de saúde.

Por isso é fundamental procurar uma loja especializada e a ajuda de uma pessoa de sua confiança na hora de comprar sua bike, seja para competir ou para passear.
Essa segunda parte escolhida, partimos para o seguimento do ciclismo, se gostamos mais de Speed (asfalto) ou das MTBs (moutain bike).
Geralmente todos começam com as MTBs, e depois se identificam ou não com as Speeds, que são especificas para o asfalto.
Escolhido essa terceira parte e com os equipamentos de segurança em punho é hora de começar os treinamentos.
Daí para frente é preciso muita disposição, força, coragem, investimento, e muito mais muito treinamento mesmo.
Os treinamentos para quem quer ser um atleta no mundo do ciclismo requer cada dia mais cuidados, aprimoramentos, investimentos e avanços, por isso não podem parar nunca.
Existem competições para todos os níveis de atletas, iniciantes, Elites, Feminino ou Veteranos.
Todos competem de acordo com a sua idade e sexo nas várias modalidades do ciclismo, subdivididos em faixas de 4 anos para cada categoria.
É cada dia maior o número de atletas e de competições em todos os segmentos do ciclismo, seja de Estrada (speed) ou de Mtb (moutain bike). Com o crescente número de atletas fica cada dia mais acirradas as brigas pelo pódio. É certo que os mais preparados estão mais perto desse lugar desejado, e para chegar lá precisa de muito treino, dedicação, técnicas e uma boa bike.
Esse esporte vem evoluindo muito, mais ainda precisa de uma atenção do poder público que precisa enxergar o ciclismo como ele é: um esporte de inserção social e cultural, para os atletas, um esporte de alto nivel.
Eu mesmo conheci o mundo das bikes e me apaixonei, e cada dia me encanto mais com esse mundo, as competições desafiadoras, as conquistas, as boas amizades e principalmente minha saúde.
A nossa região conta hoje com um grande número de atletas que vem se destacando no mundo do ciclismo no cenário estadual e nacional. Atletas que vem aumentando o seu nível e conquistando pódios importantes em competições de nível internacional como é o caso do Brasil Ride, uma prova internacional que acontece na Bahia e atrai os melhores ciclistas do mundo. Somam-se a estes atletas da nossa cidade e região.
Eu vejo a competição de bike como uma competição justa, desafiadora, encantadora e que vem conquistando cada dia mais adeptos, de todos os níveis, idades, sexos e classes sociais.
Gilberto Santos (Bolacha)é aAtleta de MTB amador

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2017 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade

Por favor, publique módulos na posição offcanvas.