Ministério do Esporte abre seleção para o Bolsa Atleta

Imprimir

Atletas de esportes que não integram os programas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos poderão pleitear o Bolsa Atleta. O Ministério do Esporte publicou segunda-feira, 14/09/15, no Diário Oficial da União, o edital de programa para esportistas de modalidades como patinação, squash, beisebol, softbol, raquetebol e caratê, entre outras. As inscrições podem ser feitas a partir da meia-noite de 15/09/15 até as 23h59 do dia 25/09/15, pela internet, nesse endereço Bolsa Atleta

 

Serão beneficiados com o Bolsa Atleta os esportistas que tiverem obtido resultados em 2014 nos eventos indicados pelas entidades de cada modalidade. Após efetuar a inscrição pela internet, os atletas terão até 06/10/15 para enviar os documentos que comprovem a aptidão ao programa. O resultado final dos deverá ser publicado no dia 24/11.

Os contemplados serão divididos em duas categorias. A categoria Internacional recebe atletas a partir de 14 anos que integraram a seleção nacional de sua modalidade, representando o Brasil em campeonatos ou jogos sul-americanos, pan-americanos ou mundiais, obtendo até a terceira colocação em competições referendadas pela confederação como principais eventos e que continuem treinando para futuras competições oficiais internacionais.

A categoria Nacional contempla atletas a partir de 14 anos que participaram do evento máximo da temporada nacional, sendo tais competições referendadas pela confederação como principais eventos, ou que integrem o ranking nacional da modalidade, obtendo, em qualquer caso, até a terceira colocação e que continuem treinando para futuras competições oficiais nacionais. As categorias serão subdivididas por idade: adulta, juniores/juvenis e infantil.

O Bolsa Atleta é o maior programa de patrocínio individual e direto a atletas do mundo. Lançado em 2005, completa dez anos com mais de 43 mil bolsas concedidas a mais de 17 mil atletas. Neste ano, o Ministério já publicou a lista dos 6.093 atletas contemplados em modalidades dos programas olímpicos e paralímpicos. A previsão de investimento é superior a R$ 81 milhões.


 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte