Itacaré recebe circuito mundial de surf em outubro

Imprimir

Pela terceira vez consecutiva, Itacaré recebe um dos maiores eventos de surf do país. De 26/10 a 01/11, a cidade sediará o 8º Surf Eco Festival, campeonato que faz parte do circuito mundial de surf masculino, válido pela Word Surf League (WSL). Em 2015, é uma etapa QS 6.000, que significa seis mil pontos no ranking internacional e US$ 150 mil em premiação.
Além da disputa nas ondas da praia da Tiririca, o festival traz shows de astros nacionais e promove ações ecológicas, e de sustentabilidade. Estão confirmadas a Banda Baiana System, que mistura axé, eletrônico e batuques de candomblé; Cidade Negra, liderada pelo vocalista Toni Garrido; Seu Jorge; e a mítica Legião Urbana, com o show “30 Anos”, quem vem com os integrantes originais, Dado Villa-Lobos na guitarra e Marcelo Bonfá na bateria. Completam a banda Formigão, no baixo e André Frateschi nos vocais.
O Surf Eco Festival é promovido pela Dendê Produções desde 2008 e conta com o patrocínio da prefeitura de Itacaré, Pousada Ecoporan, Secretaria do Turismo da Bahia, Mahalo e Skol.
História do Surf Eco Festival
A história do Surf Eco Festival começou em 2008, na igualmente paradisíaca Praia do Forte, em Mata de São João, no litoral norte da Bahia. Depois de uma passagem por Salvador, o Surf Eco Festival mudou em 2013 para a cidade de Itacaré.
A galeria dos campeões do evento foi inaugurada por dois surfistas que há alguns anos vêm brilhando no Circuito Mundial da ASP, o paulista Adriano “Mineirinho” de Souza e a cearense Silvana Lima. No ano seguinte, o evento mudou para Salvador e na capital baiana passou a decidir os títulos sul-americanos Pro Junior masculino e feminino da ASP South America, além de continuar sempre promovendo uma etapa do Circuito Mundial do ASP Qualification Series.
Outras estrelas foram campeãs desta categoria para surfistas com até 20 anos de idade. Em 2009, o catarinense Alejo Muniz superou o paulista Gabriel Medina com a vitória no Surf Eco Festival na Praia da Armação do Jardim de Alah. No mesmo lugar, Miguel Pupo foi o campeão Pro Junior da ASP South America em 2010. Em 2011, o título foi conquistado por Filipe Toledo na estreia do evento na Praia de Jaguaribe, em frente ao SESC, que também foi o palco da última edição do Surf Eco Festival em Salvador em 2012, antes de ser transferido para a cidade de Itacaré, no litoral sul da Bahia.

Fotos: Aleilton Oliveira
Fontes: Laboratório da Notícia e Itacaré Urgente