“Mad Dogs” estreia no Canal OFF

A série “Mad Dogs” estreia no dia 17 de outubro, às 23h, no Canal OFF, com um documentário de 75 minutos. A partir do dia 23 serão exibidos 10 episódios de 30 minutos cada, sempre às sextas-feiras, às 22h. Gravado no Havaí, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, o programa traz a história de vida e carreira dos surfistas brasileiros Danilo Couto, Marcio Freire e Yuri Soledade, mais conhecidos como Mad Dogs.
O trio baiano revolucionou a história do surfe mundial ao desafiar Jaws, a maior e mais pesada onda do mundo, apenas na remada, sem a ajuda de jet skis ou qualquer outro equipamento. O documentário de estreia é narrado pelo ator baiano Vladimir Brichta, amigo e conterrâneo dos protagonistas. Com direção de Roberto Studart, a série é uma produção da Primitivo.
No primeiro episódio, “Mad Dogs” volta no tempo para contar a história de Danilo, Marcio e Yuri, que no final da década de 90 deixaram a cidade de Salvador para viverem o sonho de surfar as ondas mais famosas do mundo. Sem recursos, sem falar a língua e sem emprego, mudaram-se para o arquipélago havaiano e trabalharam em obras, jardins e cozinhas de restaurantes.
Nessa mesma época, o surfista americano de ondas gigantes Laird Hamilton, inventava o tow in, onde o surfe ganhava a ajuda de jet skis para o acesso em ondas de até 70 pés (cerca de 21 metros) de altura, mais afastadas da costa. A prática virou um sucesso e logo Hamilton se tornou uma lenda viva. Em 2006, embalados pelo sonho de surfar Jaws no modelo mais puro, ou seja, na remada, o trio inicia uma perigosa saga que durou cinco anos. Entravam no mar sem coletes de flutuação, sem resgate, sem segurança, sem plano B, apenas movidos pela paixão. E então os havaianos os apelidaram de Mad Dogs.
Em 2011 Danilo remou uma onda de 55 pés (cerca de 18 metros), na época a maior onda remada na história do surfe, e venceu o XXL Big Wave Awards, com o prêmio de Ride of The Year. O surfe de ondas gigantes na remada era agora um caminho sem volta e o tow in, na direção contrária, tornou-se cada vez mais escasso já que virou uma regra entre os surfistas que não se pode ter jet skis enquanto existirem pessoas remando no mar.
Sobre os protagonistas
Danilo Couto (40) – Criado em Salvador, Danilo surfa desde os dez anos de idade. Quando estava na faculdade, Danilo ganhou um mês de curso de inglês na Califórnia, e foi ai que ele decidiu fazer uma pausa no Havaí para visitar o amigo Yuri e nunca mais voltou. Em 1999, quando dropou uma onda de 50 pés em Waimea e saiu em uma revista pela primeira vez, fechou o seu primeiro patrocínio. Dali para frente, Danilo começou a se solidificar como um dos maiores big riders do mundo. Foi indicado 10 vezes ao prêmio de melhor onda do ano e venceu o XXL Big Wave Awards em 2011, o prêmio considerado o Oscar das ondas grandes. Casou-se no Havaí e tem 2 filhos. Atualmente o atleta lidera o movimento pela segurança dentro do mar, e realiza todos os anos um evento frequentado pelos melhores surfistas de ondas grandes do mundo.
Marcio Freire (40) – Marcio começou cedo no esporte, tornando-se campeão baiano diversas vezes e ocupando um espaço de destaque no cenário nacional. Por não se encaixar na rotina de uma cidade grande, decidiu largar a faculdade de biologia e partir para o Havaí em busca do sonho de uma vida simples em torno do surfe. Marcio tem como marca o fato de nunca ter aderido ao tow in. Caía em Jaws no braço e na raça, sozinho, quando todos optavam pelo surfe rebocado.
Yuri Soledade (40) – Após ganhar um campeonato, cujo prêmio era uma passagem para o Havaí, Yuri largou a faculdade de engenharia química e foi viver o sonho de todo surfista. Mesmo sem falar inglês, começou em um restaurante lavando pratos e foi subindo de cargo até virar o dono. Hoje é um empresário de sucesso com três restaurantes em solo americano. Tornou-se um free surfer de ondas gigantes, é casado com uma brasileira e tem três filhos.
Ficha Técnica
Produtora: Primitivo
Direção: Roberto Studart
Produção: Roberto Studart, Eduardo Sampaio
Produção Executiva: Sylvia Abreu
Produtor Associado: Bruno Lemos
Roteiro: Roberto Studart
Direção de Fotografia: Michel Gomes
Montagem: Marcelo Makoto, Luciana Queiroz, Cássio Bossert
Trilha Sonora Original: André T.
“Mad Dogs”
Estreia especial: 17 de outubro, às 23h, no Canal OFF
Exibição: sextas, às 22h
Classificação: Livre